O tempo passa... passa mesmo.
É incrível como lidamos com o tempo de forma passiva e extremista!
Queremos do tempo a velocidade da luz para entregar nossos sonhos ou a paciência de uma preguiça para congela-lo enquanto saboreamos o resultado de uma conquista, de um momento de prazer.
Sinto dizer, mais uma vez: “O tempo passa! Na mesma velocidade para qualquer uma dessas experiências.”
Virada do ano, todos movidos pela emoção do réveillon, dos ding-dongs natalinos, dos fogos de artifício, estamos a desejar um ano cheio de realizações. Neste momento prospectamos muitas conquistas à nós mesmos, muitas promessas, que geralmente não se concretizarão e serão os principais convidados e protagonistas da próxima festa de final de ano, com aquele discurso: "Acaba logo 2017... 2018... 2020... tantos anos... você foi um péssimo ano".
Neste sentido estou a compartilhar contigo a nossa passividade em relação ao tempo. Que simplesmente é o tempo, o tic tac do relógio trazendo a notícia de que ele está passando, nem veloz, nem vagarosamente, mas a passar, no mesmo ritmo e compasso sempre! A dizer: “Eu sou o presente, o presente que você escolhe como vai usar a cada tic tac que passa.”
Não tem jeito, aqueles seus sonhos, desejos, objetivos e promessas de final de ano não dependem exclusivamente de um ano bom, do tempo. Aqueles sonhos que aqui chamo de -Conquistas Difíceis - só irão se concretizar se você quiser muito aquilo que você diz ser seu sonho!
Você precisa comparecer aos compromissos que agendou consigo mesmo. Depende exclusivamente de você - saber que não ser aquela pessoa que você sonha - tem lhe custado muito CARO, chega de pagar esse preço, de ficar do jeito que está, pare de esperar que o tempo se encarregue da mudança.
Será muito difícil mudar, depende do seu comprometimento, não da sorte de ter um bom ano!
Conquistas Difíceis são aquelas que só vão acontecer se você estipular um objetivo, o que eu quero e para que eu quero. Mantenha o foco, persista em ultrapassar os obstáculos, permaneça fiel a si mesmo, paciência ou melhor - muita paciência - para segurar aquela ansiedade por resultados mágicos (sem esforço) e principalmente: disciplina.
Por meio da disciplina é você conseguirá conquistar resultados difíceis e de valor, caso contrario viverá a ter resultados medíocres. Diferente das conquistas que fazemos com leveza, conquistas difíceis dependem de trabalho emocional para mudança de crenças, opiniões e ir contra convites confortáveis que aparecerão o tempo todo de todas as partes e não lhe trarão resultados nenhum, diria até resultados negativos.
É ser firme quando suas vontades e desejos preferem desistir ou deixar pra amanhã o que precisa ser feito hoje.
É entender que o tempo é determinante, pois quando falamos de Conquistas Difíceis é necessário um prazo maior para se concretizarem.
Diferente de conquistas fáceis, de resultado imediato e às vezes com a sensação até de mágico, as Conquistas Difíceis requerem tempo a mais.
Como uma jabuticabeira, que você planta, rega, aduba e o tempo passa, por vários momentos você chega a ter dúvidas se ela vai sobreviver, crescer, dar frutos, mas você continua a fazer o que tem que ser feito e depois de um tempo, quando você está tranquilo, em paz, fazendo outras coisas, continuando a cumprir o seu papel, "inesperadamente" (é lógico que não, mas a sensação é essa) ela floresce, então você agradece todo esforço, todo o tempo infinito, toda a glória daquele momento, daquele resultado que se mostra ali.
Assim somos em relação às Grandes Conquistas, as Conquistas Difíceis... se fizermos nossa parte disciplinarmente, diariamente, também vamos florescer e os frutos virão.
No próximo artigo compartilharei com vocês uma conquista difícil onde aproveitei esta reflexão para fazer mudanças profundas na minha vida e em uma empresa.
Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras - para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos. Email:cynthia@grandy.com.br
Ainda não há comentários.