• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

O que é ser artista?

O que é ser artista? O filme ‘Tetro’, dirigido por Francis Ford Coppola, discute a questão de maneira peculiar. O ambiente, o bairro La Boca, em Buenos Aires, Argentina, e a fotografia, quase toda em branco e preto, criam uma atmosfera especial para uma jornada pelo processo criativo.

O jovem Bernie, que trabalha num navio em reparos no porto, busca por seu irmão mais velho, significativamente chamado de Angelo. Mas o Anjo que ele encontra está decaído, imerso em mágoas e conflitos mal solucionados de um passado repleto de segredos e dores.

Com o novo nome de Tetro e amparado pelo amor incondicional de uma bela mulher, Angelo vê a vida passar sem criar mais nada. A chegada do irmão mais novo termina com essa apatia e depressão e, de várias formas, coloca a máquina mental do ex-escritor para andar.

Nada é tão simples quanto parece, claro, e o espectador é levado a um bizarro festival de arte na Patagônia em que é questionado o papel dos críticos de arte. A imagem de Tetro de muletas no começo do filme aponta justamente para a sua instabilidade. O que é ser escritor? Talvez a presença da ausência da completude.

 

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.