Da Redação
"O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19 de dezembro a data de inauguração do Hospital Central do Estado de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá" - assinala.
A gestão estadual destaca:
O anúncio foi feito na tarde de sexta-feira (7/11), junto do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A unidade, que ficou 34 anos com as obras paradas, já está com a estrutura 100% pronta e na fase final de testamento e montagem dos equipamentos.
A gestão será realizada pelo Hospital Albert Einstein, que é a melhor unidade de saúde do Brasil e a 22ª melhor do mundo.
“Seguramente será o melhor hospital de Mato Grosso, melhor do que todos os privados. E vai estar disponível para atender gratuitamente à nossa população. Essa será, sem dúvida alguma, uma das grandes entregas na saúde pública de Mato Grosso e quiçá do Brasil", registrou.
De acordo com o secretário Gilberto Figueiredo, após a inauguração o hospital será aberto a visitas guiadas para a população e representantes de diversos poderes e setores.
Em seguida, haverá a desinfecção e, já em janeiro de 2026, o Hospital Central estará pronto para iniciar as atividades.
"O hospital vai entrar em operação no dia 19 de janeiro, com tudo pronto para ofertar todas as especialidades. Será um hospital de média e alta complexidade de alto padrão, fazendo jus ao que a população de Mato Grosso tanto esperou por cerca de 40 anos", pontuou.
O hospital
O Hospital Central ficou 34 anos com as obras paradas, mas teve a construção retomada pelo Governo do Estado na atual gestão.
A estrutura foi ampliada em 23 mil m² e totaliza 32 mil m² de área construída para atender demandas de alta complexidade.
A unidade vai contar com 287 leitos, sendo 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 191 de enfermaria. O local foi estruturado para realizar uma média de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias por ano.
Inicialmente, estão previstas para o hospital as especialidades de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, ginecologia, mastologia, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, ortopedia pediátrica, cardiologia, neurologia e pediatria. Todas as especialidades cirúrgicas atenderão um escopo diversificado, incluindo cirurgia oncológica.
Além disso, o hospital contará com cirurgia robótica com foco em cinco especialidades – cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, urologia e cirurgia pediátrica. Há também a perspectiva de inclusão de novas especialidades, como transplantes de rim e fígado.
A unidade será equipada com infraestrutura moderna e tecnológica para diagnóstico e tratamento de diferentes condições de saúde.
Com Lucas Rodrigues/Secom/MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso acusado de ameaçar ex-mulher e familiares
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Atraso de cirurgia de idosa: TJ condena plano de saúde
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Urna eletrônica: entenda como o equipamento transformou o processo eleitoral brasileiro
Estado destaca obras de novos Hospitais Regionais em MT
Autismo Visível
Patentes farmacêuticas não são certificados de segurança sanitária
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
Interior: Polícia Militar mira faccionados acusados de homicídios