O nome diz tudo: acolhimento, segurança e esperança. A Casa Aconchego foi inaugurada na quarta-feira (5) em Sorriso com a proposta de devolver às mulheres vítimas de violência um espaço de pertencimento e reconstrução. O ato contou com a presença da desembargadora Maria Erotides Kneip, que foi até a cidade, no interior do estado, especialmente para prestigiar a entrega da nova estrutura.
“Esta casa representa a retomada do local onde as mulheres podem ser verdadeiramente elas próprias. É o símbolo da recuperação de um espaço que lhes foi tomado pela violência. Onde deveria haver amor, tantas encontraram dor. Aqui, elas reencontram o direito de serem felizes”, declarou a magistrada, emocionada, durante a cerimônia.
Instituída pela Lei Municipal nº 3.685/2025, a Casa Aconchego passa a abrigar a Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e centraliza todos os serviços voltados à mulher e à família sorrisense. O espaço oferece acolhimento humanizado, escuta qualificada, acompanhamento psicológico e social, além de cursos profissionalizantes e terapias alternativas que buscam fortalecer a autonomia econômica e emocional das mulheres atendidas.
A primeira-dama de Sorriso e gestora da Semfa, Mara Fernandes, destacou o caráter transformador da iniciativa. “Hoje é um dia de gratidão. Esta casa foi muito sonhada e pensada para ser um lugar de recomeços. Aqui, as mulheres terão apoio, tratamento psicológico, oportunidades de profissionalização e, acima de tudo, um lugar onde elas nunca estarão sozinhas. Nosso objetivo é resgatar a saúde mental, a liberdade financeira e a dignidade dessas mulheres”, afirmou.
Já o prefeito Alei Fernandes ressaltou que o novo espaço reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção das mulheres. “É um projeto fantástico, criado para receber e amparar mulheres vítimas de violência. E não apenas acolher, mas oferecer toda uma estrutura com profissionais capacitados para auxiliá-las e reintegrá-las à sociedade. Aqui serão desenvolvidos programas, treinamentos e cursos, além de um atendimento humanizado, para que essas mulheres se sintam seguras, acolhidas, empoderadas e prontas para retomar suas vidas com dignidade”, disse.’
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, a Casa Aconchego está localizada na Avenida Curitiba, região central de Sorriso. O acesso ao atendimento pode ser feito por encaminhamento do Cras, pela Prefeitura ou de forma espontânea, diretamente no local.
Fortalecimento da rede de proteção
Após a inauguração da Casa Aconchego, a desembargadora Maria Erotides Kneip participou de uma reunião na Promotoria de Justiça de Sorriso, onde foi oficializada a separação da Rede Unificada de Proteção às Mulheres, Crianças e Adolescentes da Comarca, medida que cria duas redes independentes, uma voltada às mulheres e outra ao público infantojuvenil.
A mudança atende a uma solicitação feita pelo prefeito Alei Fernandes e pela primeira-dama Mara Fernandes durante reunião no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realizada no mês passado.
O encontro contou ainda com a presença da juíza diretora do Fórum de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos, da primeira-dama do município e de membros das redes de proteção, que celebraram o avanço institucional como um passo importante para o aprimoramento do atendimento às mulheres vítimas de violência na região.
Por Roberta Penha/Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande