Entre os dias 10 a 21 de novembro, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA). A instituição irá apresentar quatro projetos de sucesso que marcam a história da Defensoria mato-grossense em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social: o Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos (Gaedics) em atenção aos catadores de materiais recicláveis; Território de Direitos; Mutirões da Cidadania; e o Defensorias do Araguaia.
“Participar da COP30 é um momento riquíssimo para a Defensoria Pública de Mato Grosso. Isso reforça o compromisso institucional com a justiça climática e social. É garantir que as populações mais vulneráveis, que são as mais afetadas pelas mudanças ambientais, sejam ouvidas, protegidas e incluídas nas políticas públicas de sustentabilidade”, afirma a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro.
Criado em 2020 com o objetivo de dar atenção especial a grupos sociais específicos da população para prestar assistência jurídica integral e gratuita de forma prioritária e coletiva, o Gaedic em atenção aos catadores de materiais recicláveis atua com o objetivo de levar dignidade e conhecimento aos trabalhadores, fazendo com que eles possam se unir em associações e cooperativas para que busquem melhorias em suas vidas. Para tanto, o grupo auxilia os trabalhadores com cursos de formação, educação básica, aulas que ensinam a criar e gerir as associações e cooperativas e também atuando lado a lado dos trabalhadores para que eles possam ter acesso às políticas públicas estaduais e municipais.
Da Assessoria DPMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande