Da Redação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) divulgou as principais ações previstas nesta semana - com destaque para os debates em torno do Orçamento do Estado - exercício 2026 - estimado em cerca de R$ 40 bilhões.
O Poder Legislativo pontua que "o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 1576/2025), prevê receita e despesa de R$ 40 bilhões para 2026. A audiência pública sobre a proposta será realizada nesta terça-feira (4/11), às 9h, no Parlamento estadual".
Mais informações divulgadas:
Confira a agenda da semana na ALMT:
Segunda-feira (3)
O deputado Gilberto Cattani (PL) realiza, às 9 horas, audiência pública no município de Nova Mutum. No evento serão discutidos os possíveis cancelamentos dos títulos do assentamento concedido no Pontal do Marape. O debate será no salão paroquial da Igreja Católica.
Na Assembleia Legislativa, às 10 horas, na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat - 226, a Câmara Setorial Temática (CST) do Bioma Pantanal realiza mais uma reunião. Os debates na CST foram sugeridos pelo primeiro-secretário, Dr. João (MDB).
Terça-feira (4)
Às 9 horas, a Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e Cidades realiza, a pedido do presidente da comissão, deputado Ondanir Botolini – Nininho (Republicanos), realiza uma reunião para apresentação do plano de trabalho de atualização dos limites dos distritos municipais e das áreas urbanas das cidades e vilas de Mato Grosso, envolvendo 142 municípios do estado de MT. O debate será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Às 9 horas, a Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) realiza a 1ª audiência pública para discutir o Projeto de Lei Orçamentaria Anual (PLOA-1576/2025). Os debates serão realizados na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat 226.
Também às 9 horas, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realiza, na Sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227, reunião para debate e votar os méritos de proposições.
Às 10 horas, está prevista para ser realizada a reunião da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária. O debate será na Sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
À tarde, 14 horas, é a vez de a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realizar, na Sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227, mais uma reunião.
Às 14h30, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realiza reunião na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Às 16 horas, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto realiza reunião na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Quarta-feira (5)
Nesse dia acontece duas sessões ordinárias no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. A primeira está prevista para iniciar às 9 horas. Já a segunda, à tarde, tem previsão para início às 13 horas. As sessões podem ser acompanhadas pelos deputados de forma presencial ou remota.
No início da noite, às 18 horas, no município de Cáceres, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) realiza audiência pública para debater, acompanhar e propor melhorias acerca da concessão para prestação de serviço público de distribuição de energia elétrica no estado de Mato Grosso, atualmente sob responsabilidade da Energisa-MT. O local dos debates é a Câmara Municipal de Cáceres.
Quinta-feira (6)
Às 10 horas, a Frente Parlamentar de Defesa do Comércio de Bens e Serviços realiza reunião na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226. A FP foi requerida pelo deputado Diego Guimarães (Cidadania).
Às 15 horas, acontece audiência pública para debater os critérios de cálculo dos índices de participação dos municípios no ICMS (IPM/ICMS) previstos na Lei Complementar nº 746/2022, consolidada até a LC nº 811/2024, com ênfase no critério “população” e seus impactos na capital Cuiabá, e os ajustes decorrente da LC nº 811/2024 e Decreto nº 1.206/2024. O evento, requerido pelo deputado Faissal Calil (Cidadania), será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Em Pontes e Lacerda, às 18 horas, uma outra audiência pública, requerida pelo deputado Valmir Moretto (Republicanos), irá discutir e propor melhorias à prestação de serviço público de distribuição de energia elétrica no estado de Mato Grosso, atualmente sob responsabilidade da Energisa-MT. O local dos debates será na Câmara Municipal.
Sexta-feira (7)
Às 8 horas, será realizada, no Teatro Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa, o Summit Animal, evento promovido pelo Grupo de Trabalho em Defesa da Causa Animal da ALMT, que conta com o apoio do presidente, deputado Max Russi (PSB).
À noite, as 19 horas, será realizada audiência pública para discutir a reestruturação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares. O debate será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour e foi requerido pelo deputado Elizeu Nascimento (PL).
A agenda pode ser alterada no decorrer da semana.
Com Elzis Carvalho/Secretaria de Comunicação Social-ALMT


                                        
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Novo desembargador no TJ: Governador nomeia Ricardo Almeida
MP crava: Justiça reconhece crime ambiental por desmate ilegal
Mauro Mendes quer lei mais rígida: facções como terroristas
Estado alerta sobre suspensão do pagamento: servidores devem atualizar cadastro
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Decisão: Tribunal de Justiça mantém multa a plano de saúde
Betinho, o país em estado de urgência
Hipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
Decisão sobre concessão de energia impactará MT, alerta deputado
Empregos formais: MT registra saldo positivo com crescimento de 109%