Eleitores e eleitoras da comunidade rural do município de Carlinda (758 km de Cuiabá) receberão mutirão de atendimento da Justiça Eleitoral, com a oportunidade de cadastrar a biometria. A ação ocorrerá nesta quinta-feira (23.10) e sexta-feira (24.10), das 8h às 17h, na Comunidade Padre Geraldo. A 24ª Zona Eleitoral já identificou 137 pessoas sem biometria na região.
Além do cadastro biométrico, serão ofertados os serviços de alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência, emissão de segunda via, emissão de guias para pagamento de multas eleitorais e regularização do título.
“É importante realizarmos mutirões nas comunidades rurais para proporcionar ao eleitor a possibilidade de regularizar sua situação no local onde mora. O acesso a essas comunidades geralmente é dificultoso, o que desmotiva a pessoa se deslocar até o cartório para acessar os serviços”, destacou o chefe de Cartório da 24ª Zona Eleitoral, Alexsander Abreu de Arruda.
O objetivo da iniciativa é aproximar a população que não reside nos centros urbanos dos serviços essenciais da Justiça Eleitoral, promovendo mais praticidade e acessibilidade. Também integra a campanha Biometria 100%, que pretende alcançar a meta de, no mínimo, 98% do eleitorado estadual com biometria em 2025.
Atualmente, o município de Carlinda ocupa a 137ª posição (de 142 posições) no ranking de cobertura biométrica do estado e conta com 8.137 pessoas aptas a votar. Destas, 5.496 já cadastraram a biometria, correspondendo a 67,54% do eleitorado municipal. Em contrapartida, 2.641 eleitores(as) não prestaram o serviço, o que equivale a 32,46%.
Para usufruir dos serviços, é necessário apresentar o documento oficial com foto, além de um comprovante de residência atualizado em casos de alistamento, transferência e regularização. Homens maiores de 18 anos que desejam tirar o primeiro título também devem levar o comprovante de quitação militar.
Biometria
A biometria é pessoal e intransferível e representa um avanço tecnológico recente no processo eleitoral. Além da coleta das impressões digitais, o cadastro da biometria inclui a captura de foto do(a) eleitor(a) e a revisão de outros dados pessoais. Assim, no momento da votação, ela garante mais segurança, acessibilidade e otimização do tempo, diminui a interferência humana, evita voto duplo e fraudes, além de aumentar a confiabilidade no resultado das eleições.
Por - Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis) - Comunicação TRE-MT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento