A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (1º/10), em todo o Estado, a “Operação Virtude”, com o objetivo de promover ações voltadas para proteção da pessoa idosa. A operação faz parte da Política Nacional de Proteção à Pessoa Idosa, do Ministério da Justiça.
De acordo com a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, a delegada Mariell Antonini, o plano de ação é estadual e cada cidade desenvolve sua programação. Em Cuiabá, as atividades alusivas ao “Dia D” foram promovidas pela Delegacia Especializada de Delitos Contra Pessoa Idosa (DEDCPI).
Na ocasião, foi organizada uma força tarefa que contou com o emprego de 20 policiais e 10 viaturas, divididos em 10 equipes para o cumprimento a 20 ordens de serviço e intimações. “Diferente das nossas operações cotidianas, aqui nós vamos atrás de vítimas com mais de 60 anos. O que é um pouco fora da nossa rotina, em que nas operações o foco, geralmente, é prender o suspeito”, explicou o delegado da DEDCPI, Marcos Veloso, sobre a dinâmica da Operação Virtude, que tem como propósito averiguar as denúncias recebidas pela unidade, constatando as condições sociais em que o idoso é submetido.
Para a coordenadora Mariell, a ação é fundamental para preservação dos direitos da pessoa idosa. “Nesse caso, além de os policiais verificarem as acomodações, dispensas, vestimentas, climatização do local onde a pessoa idosa é abrigada, etc. O policial também deve ter um olhar sensível para todo o contexto, relatando se há algum descaso ou se se trata de uma situação de vulnerabilidade social”, destacou a delegada sobre a sensibilidade da temática em relação à expectativa de cuidado e às condições reais de assistência da família perante a pessoa idosa.
Por Dana Campos/Comunicação/Polícia Civil-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800