A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (1º/10), em todo o Estado, a “Operação Virtude”, com o objetivo de promover ações voltadas para proteção da pessoa idosa. A operação faz parte da Política Nacional de Proteção à Pessoa Idosa, do Ministério da Justiça.
De acordo com a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, a delegada Mariell Antonini, o plano de ação é estadual e cada cidade desenvolve sua programação. Em Cuiabá, as atividades alusivas ao “Dia D” foram promovidas pela Delegacia Especializada de Delitos Contra Pessoa Idosa (DEDCPI).
Na ocasião, foi organizada uma força tarefa que contou com o emprego de 20 policiais e 10 viaturas, divididos em 10 equipes para o cumprimento a 20 ordens de serviço e intimações. “Diferente das nossas operações cotidianas, aqui nós vamos atrás de vítimas com mais de 60 anos. O que é um pouco fora da nossa rotina, em que nas operações o foco, geralmente, é prender o suspeito”, explicou o delegado da DEDCPI, Marcos Veloso, sobre a dinâmica da Operação Virtude, que tem como propósito averiguar as denúncias recebidas pela unidade, constatando as condições sociais em que o idoso é submetido.
Para a coordenadora Mariell, a ação é fundamental para preservação dos direitos da pessoa idosa. “Nesse caso, além de os policiais verificarem as acomodações, dispensas, vestimentas, climatização do local onde a pessoa idosa é abrigada, etc. O policial também deve ter um olhar sensível para todo o contexto, relatando se há algum descaso ou se se trata de uma situação de vulnerabilidade social”, destacou a delegada sobre a sensibilidade da temática em relação à expectativa de cuidado e às condições reais de assistência da família perante a pessoa idosa.
Por Dana Campos/Comunicação/Polícia Civil-MT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento