Patricia Bitencourte
A presença da mulher na contabilidade está mais visível no cenário empresarial e social do país. Mais do que balanços e relatórios, sua atuação traz atributos que fazem diferença na gestão das empresas e na construção de uma sociedade mais ética e justa.
Uma marca reconhecida é o exercício honesto e minucioso da profissão. Em um ambiente que exige precisão e transparência, essa postura ética se torna diferencial. Ao unir técnica, escuta ativa e responsabilidade, a profissional assegura a conformidade fiscal e financeira e ajuda as organizações a prosperar de forma sustentável.
Além do rigor técnico, a mulher contabilista concilia múltiplas demandas, interpreta cenários complexos e propõe soluções criativas. Sua atenção ao detalhe não se limita às obrigações legais: ela enxerga o impacto social e humano das decisões. Esse modo de atuar fortalece a confiança e inspira práticas mais justas e transparentes.
Num campo dinâmico e em transformação, o desafio de atualização é permanente. Mudanças legais, avanço das tecnologias e novas exigências do mercado exigem da profissional dedicação contínua ao aprendizado. Mais que domínio técnico, contam redes de apoio, troca de experiências e referências em mulheres que enfrentam os mesmos desafios e abrem novos espaços.
Exemplo desse movimento é o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, do Conselho Federal de Contabilidade, está ocorrendo de 24 a 26 de setembro, em Natal (RN). O evento reúne profissionais de todo o país para debates, palestras e trocas. Mais do que atualização, simboliza a força coletiva de quem faz da contabilidade um instrumento de desenvolvimento econômico e social.
Valorizar o papel da mulher na contabilidade é reconhecer sua contribuição para o crescimento das empresas e para uma sociedade mais ética, inclusiva e responsável. Que iniciativas como o Encontro Nacional sigam inspirando novas gerações a ocupar espaços, compartilhar saberes e reafirmar que, na área, honestidade, rigor e visão integrada são diferenciais para um futuro melhor.
Patricia Bitencourte é contabilista em Cuiabá.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado