A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) já tem data definida para o período de rematrícula e matrícula do ano letivo 2026 na rede estadual de ensino. A partir do dia 29 de setembro até 3 de outubro, os responsáveis poderão atualizar a documentação do estudante.
O processo de matrícula na rede pública estadual compreenderá três etapas, sendo rematrícula automática, solicitação de matrícula para estudantes oriundos de redimensionamento ou reordenamento, e solicitação de matrícula de novos estudantes.
A rematrícula automática é destinada para estudantes realocados para turma do ano letivo subsequente. O redimensionamento é destinado para estudantes oriundo da rede municipal e será direcionado para a rede estadual. Já o processo de matrícula é para novos estudantes na unidade estadual.
Rematrícula automática
O período de rematrícula automática inicia no dia 29 de setembro e segue até 3 de outubro para os estudantes que concluíram o ano letivo 2025 na unidade escolar. O processo acontecerá independentemente da aprovação do estudante ao final do ano letivo 2025. No entanto, não será efetivada para aqueles que não atingirem a frequência mínima exigida (75%) durante o referido ano letivo.
Mesmo com a rematrícula automática, os pais, responsáveis legais ou o próprio estudante quando maior de idade, deverão atualizar o cadastro, apresentando toda a documentação pendente. A falta de atualização cadastral pode comprometer a precisão das informações dos estudantes, dificultando a comunicação entre escola e família, além de prejudicar o acesso a recursos e programa educacionais.
Alunos redimensionados
A matrícula de redimensionados poderão ser feitas do dia 3 a 10 de outubro. Alunos oriundos da municipal, as matrículas deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar estadual de interesse. Após a ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada pelo responsável, deverá ser apresentada a documentação exigida.
O não comparecimento para manifestar interesse na vaga estadual dentro do prazo estabelecido, implicará na perda da vaga, que será disponibilizada para atendimento de novos estudantes.
Novos estudantes
A matrícula poderá ser realizada de forma online pelos pais, responsáveis ou o próprio estudantes caso maior de 18 anos, do dia 13 de outubro a 7 de novembro. A ficha de matrícula será pelo portal “MatrículaWeb”, que será disponibilizada na data de abertura.
A fase de solicitação de matrícula para estudantes alvo da educação especial (Paede) ocorrerá no período de 23 de outubro a 7 de novembro.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a rematrícula é fundamental para que as unidades de ensino possam organizar turmas, planejar o quadro de professores e assegurar o atendimento adequado de todos os estudantes.
Para mais informações, os interessados podem procurar a secretaria da escola onde o aluno estuda.
Por Claryssa Amorim/Seduc-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800