• Cuiabá, 27 de Agosto - 2025 00:00:00

TRE - LINGUAGEM SIMPLES


O projeto “Linguagem Simples como estratégia de fortalecimento do Estado Democrático de Direito” foi selecionado para ser apresentado em formato de pitch no 5º FestLabs. O evento ocorre de 03 a 05 de setembro, em Belém (PA), com o tema “Amazônia e Inovação: novos caminhos para a justiça”. A iniciativa foi desenvolvida por uma rede de inovação que contou, entre as instituições participantes, com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). 

A apresentação do projeto no evento ocorrerá no dia 05 de setembro, às 16h10, e será feita pela servidora do TRE-MT, Marcela Lopes, e pelo colaborador externo, Sidan O Rafa, representando o Linguagem Simples Lab. 

Durante as eleições de 2022 e 2024, a segurança da urna eletrônica foi alvo de intensas narrativas de descrédito. Embora o sistema seja altamente seguro e auditável, a complexidade técnica torna a compreensão limitada para grande parte da população. Os conteúdos oficiais, geralmente extensos e técnicos, dificultam o entendimento do eleitorado, abrindo espaço para fake news. Segundo o Trust Barometer Edelman 2025, 61% da população mundial mantém um sentimento de inconformismo e queixa em relação a governos e instituições, entre outros motivos, pela comunicação pouco eficaz. 

Diante desse cenário, o projeto desenvolveu uma solução baseada em Linguagem Simples, com foco em tornar as informações mais claras e acessíveis. As etapas incluíram o mapeamento de materiais oficiais, a reestruturação da comunicação em linguagem direta, o uso de design informativo e empático, e a validação com diferentes públicos — de mesárias e mesários até o eleitorado em geral. O material final foi distribuído em formato multiplataforma, incluindo redes sociais, sites e materiais impressos. 

A iniciativa nasceu de forma independente, articulada em rede pelo Linguagem Simples Lab da Comunidade Linguagem Simples Brasil, em parceria com servidores do TRE-MT, do Laboratório AgoraQuãndo?! e do Cartório da 50ª Zona Eleitoral de Araucária (PR), além de especialistas em linguagem, design, tecnologia da informação e representantes da sociedade civil. 

Mesmo implementado às vésperas das Eleições 2024, o projeto conquistou apoio institucional e teve os materiais utilizados em cerimônias oficiais e Zonas Eleitorais de Cuiabá no dia da votação.  

Segundo Marcela Lopes, essa aplicação prática foi o primeiro resultado concreto de uma ação que começou de forma experimental, mas que demonstra o potencial da comunicação clara para fortalecer a confiança nas instituições e no processo democrático.  

“A indicação do projeto ao FestLabs é motivo de grande satisfação, por se tratar de um evento que reúne iniciativas de inovação de todo o país. A proposta nasceu no ambiente dos laboratórios de inovação — o Linguagem Simples Lab, que voluntariamente compartilhou sua expertise com a equipe do AgoraQuãndo?! Lab. Essa colaboração foi essencial para traduzir a complexidade da segurança da votação eletrônica em conteúdos claros, visuais e acessíveis. Mais do que um reconhecimento, trata-se também de uma oportunidade de apresentar e difundir um material já pronto para apoiar a Justiça Eleitoral nas próximas eleições, fortalecendo a confiança da sociedade no processo democrático”, avaliou a servidora do TRE-MT. 

A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, afirmou que a Linguagem Simples é uma das prioridades da atual gestão e que a seleção do projeto com participação do Tribunal é motivo de orgulho. “Ficamos muito felizes por poder compartilhar uma iniciativa tão importante e que promove a acessibilidade a um assunto de interesse de toda a sociedade. Acreditamos que devemos incluir cada vez mais pessoas no processo eleitoral, e uma linguagem simples e acessível é fundamental para isso”.  

Formato da apresentação  

Uma apresentação em pitch é um discurso breve e direto que resume um negócio, produto ou ideia para um público específico, como investidores, parceiros ou clientes, com o objetivo de despertar interesse e obter algum tipo de apoio ou ação. Geralmente, um pitch tem uma estrutura clara, com foco nos pontos principais, destacando a proposta de valor da solução e conclusão com uma chamada para a ação. 

Acesse o material do projeto na Biblioteca InovaGov.   

Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: