O projeto “Linguagem Simples como estratégia de fortalecimento do Estado Democrático de Direito” foi selecionado para ser apresentado em formato de pitch no 5º FestLabs. O evento ocorre de 03 a 05 de setembro, em Belém (PA), com o tema “Amazônia e Inovação: novos caminhos para a justiça”. A iniciativa foi desenvolvida por uma rede de inovação que contou, entre as instituições participantes, com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
A apresentação do projeto no evento ocorrerá no dia 05 de setembro, às 16h10, e será feita pela servidora do TRE-MT, Marcela Lopes, e pelo colaborador externo, Sidan O Rafa, representando o Linguagem Simples Lab.
Durante as eleições de 2022 e 2024, a segurança da urna eletrônica foi alvo de intensas narrativas de descrédito. Embora o sistema seja altamente seguro e auditável, a complexidade técnica torna a compreensão limitada para grande parte da população. Os conteúdos oficiais, geralmente extensos e técnicos, dificultam o entendimento do eleitorado, abrindo espaço para fake news. Segundo o Trust Barometer Edelman 2025, 61% da população mundial mantém um sentimento de inconformismo e queixa em relação a governos e instituições, entre outros motivos, pela comunicação pouco eficaz.
Diante desse cenário, o projeto desenvolveu uma solução baseada em Linguagem Simples, com foco em tornar as informações mais claras e acessíveis. As etapas incluíram o mapeamento de materiais oficiais, a reestruturação da comunicação em linguagem direta, o uso de design informativo e empático, e a validação com diferentes públicos — de mesárias e mesários até o eleitorado em geral. O material final foi distribuído em formato multiplataforma, incluindo redes sociais, sites e materiais impressos.
A iniciativa nasceu de forma independente, articulada em rede pelo Linguagem Simples Lab da Comunidade Linguagem Simples Brasil, em parceria com servidores do TRE-MT, do Laboratório AgoraQuãndo?! e do Cartório da 50ª Zona Eleitoral de Araucária (PR), além de especialistas em linguagem, design, tecnologia da informação e representantes da sociedade civil.
Mesmo implementado às vésperas das Eleições 2024, o projeto conquistou apoio institucional e teve os materiais utilizados em cerimônias oficiais e Zonas Eleitorais de Cuiabá no dia da votação.
Segundo Marcela Lopes, essa aplicação prática foi o primeiro resultado concreto de uma ação que começou de forma experimental, mas que demonstra o potencial da comunicação clara para fortalecer a confiança nas instituições e no processo democrático.
“A indicação do projeto ao FestLabs é motivo de grande satisfação, por se tratar de um evento que reúne iniciativas de inovação de todo o país. A proposta nasceu no ambiente dos laboratórios de inovação — o Linguagem Simples Lab, que voluntariamente compartilhou sua expertise com a equipe do AgoraQuãndo?! Lab. Essa colaboração foi essencial para traduzir a complexidade da segurança da votação eletrônica em conteúdos claros, visuais e acessíveis. Mais do que um reconhecimento, trata-se também de uma oportunidade de apresentar e difundir um material já pronto para apoiar a Justiça Eleitoral nas próximas eleições, fortalecendo a confiança da sociedade no processo democrático”, avaliou a servidora do TRE-MT.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, afirmou que a Linguagem Simples é uma das prioridades da atual gestão e que a seleção do projeto com participação do Tribunal é motivo de orgulho. “Ficamos muito felizes por poder compartilhar uma iniciativa tão importante e que promove a acessibilidade a um assunto de interesse de toda a sociedade. Acreditamos que devemos incluir cada vez mais pessoas no processo eleitoral, e uma linguagem simples e acessível é fundamental para isso”.
Formato da apresentação
Uma apresentação em pitch é um discurso breve e direto que resume um negócio, produto ou ideia para um público específico, como investidores, parceiros ou clientes, com o objetivo de despertar interesse e obter algum tipo de apoio ou ação. Geralmente, um pitch tem uma estrutura clara, com foco nos pontos principais, destacando a proposta de valor da solução e conclusão com uma chamada para a ação.
Acesse o material do projeto na Biblioteca InovaGov.
Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800