Ussiel Tavares
No mundo atual, empresas e pessoas têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. A responsabilidade social não é apenas uma escolha, mas um compromisso com o futuro coletivo, que exige atitudes conscientes e ações que impactem positivamente a vida das pessoas.
O Instituto Mário Cardi Filho, desde a sua criação em 2018, nasceu com essa visão. Idealizado em memória do advogado Mário Cardi Filho, meu sócio e amigo – exemplo de ética, cidadania e dedicação à advocacia e às causas sociais – e, Instituto carrega esse propósito de transformar vidas por meio da cultura, da educação, do direito, do esporte e da assistência social.
Nosso trabalho vai além de cursos, palestras e atividades culturais. Estamos ao lado de quem mais precisa, oferecendo orientação jurídica gratuita a pessoas portadoras de câncer, esclarecendo seus direitos e lutando para que sejam garantidos. Orientamos produtores culturais na prestação e contas de seus projetos e, também realizamos em parcerias com outras instituições campanhas e ações beneficentes a exemplo da Seara de Luz onde contribuímos com a venda do Panetone do Bem e de bazares solidários que ajudam na manutenção das ações sociais desta entidade; da arrecadação de roupas para pessoas em situação de rua; bem como campanhas e contribuições a vítimas de catástrofes naturais pelo país.
Assim, mantemos vivo o legado de Mário Cardi, que sempre acreditou na força da advocacia pro bono e no poder do conhecimento como instrumento de transformação social.
Acreditamos que a responsabilidade social é uma via de mão dupla: enquanto o Instituto apoia a comunidade, também inspira pessoas e empresas a assumirem seu papel nesse movimento de solidariedade e desenvolvimento. Cada ação, cada projeto, cada gesto de cuidado é uma forma de reafirmar que juntos podemos construir uma sociedade mais inclusiva e humana.
O Instituto Mário Cardi Filho é a prova de que valores como ética, solidariedade e respeito ao próximo atravessam gerações. Continuamos firmes no propósito de honrar a memória de Mário e de incentivar empresas e pessoas a abraçarem essa causa. Afinal, responsabilidade social é mais do que um conceito: é uma prática que transforma realidades.
*Ussiel Tavares é advogado, presidente da Comissão Especial da Advocacia Pro Bono da OAB Nacional, presidente do Instituto Mário Cardi Filho e defensor da Advocacia Pro Bono.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo
Do medo reprimido à fuga química, o homem que aprendeu a não temer vive refém da própria coragem
A educação que floresce quando aprendemos a compartilhar
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV
PF desmantela rede de abuso sexual infantojuvenil em MT
Operação Guns da PC mira comércio ilegal de armas para outros estados
AL acata pedido de cooperativas e emenda pode retirar suspensão dos empréstimos