Em um esforço conjunto para ampliar a cobertura do cadastro biométrico em Mato Grosso, a Ouvidoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) firmou um compromisso de atuação proativa na busca por eleitores que ainda não realizaram o procedimento.
A decisão foi tomada durante reunião na quarta-feira (13.08) entre o ouvidor eleitoral e juiz-membro do Pleno, Luís Otávio Pereira Marques, e o corregedor regional eleitoral do TRE-MT, desembargador Marcos Machado.
"A colaboração da Ouvidoria é fundamental para alcançarmos a meta de 100% de eleitores identificados biometricamente no estado", afirmou o desembargador Marcos Machado. "Com a capilaridade e a expertise da Ouvidoria em comunicação com o cidadão, poderemos informar e incentivar um número ainda maior de eleitores a comparecerem aos postos de atendimento".
Para formalizar o compromisso, o Ouvidor Eleitoral assinou uma Ordem de Serviço que determina a todos os servidores e colaboradores da Ouvidoria atuem ativamente na divulgação da campanha de coleta de dados biométricos. A unidade utilizará todos os canais institucionais disponíveis, redes de contato e demais meios de comunicação para disseminar informações e orientações sobre a importância do recadastramento.
"A Ouvidoria tem o papel de ser a voz do eleitor dentro do Tribunal, e nesse momento, estamos unindo forças com a Corregedoria para garantir que todos os cidadãos mato-grossenses tenham a oportunidade de exercer plenamente seu direito ao voto com segurança e tranquilidade", declarou Luís Otávio Pereira Marques. "Nossos colaboradores estão preparados para atender o público, esclarecer dúvidas e incentivar o comparecimento aos cartórios eleitorais e centrais de atendimento".
A Ordem de Serviço estabelece que as ações de convencimento, convocação e orientação ao público deverão destacar a importância do comparecimento ao cartório eleitoral ou às centrais de atendimento para a realização da coleta biométrica. As informações transmitidas deverão estar em conformidade com as orientações técnicas expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral e com os prazos e requisitos legais estabelecidos para o recadastramento.
A iniciativa da Ouvidoria se soma aos esforços do TRE-MT em realizar mutirões de atendimento em diversas localidades do estado, incluindo comunidades rurais, aldeias indígenas e municípios do interior, com o objetivo de facilitar o acesso ao recadastramento biométrico para todos os eleitores.
Por Daniel Dino/Assessoria TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800