Mato Grosso participou pela primeira vez da Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa, realizada nos dias 9 e 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e já saiu com um saldo positivo. Representado por um artesão indígena do núcleo de produção Álamo, da etnia Waurá, do município de Paranatinga, foram comercializadas 36 peças gerando um faturamento total de R$ 11,435 mil, conforme o balanço concluído nesta terça-feira (12.8).
A coordenadora de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Lourdes Sampaio, explicou que a participação do Estado foi apenas com um artesão, pois o espaço do estande era reduzido e a organização pediu que fossem levadas peças exclusivamente artesanato indígena.
“Ele foi para lá na expectativa de vender pouco, porque eram apenas dois dias de evento, mas ficou surpreso com o volume de vendas. Foram pouco mais de 45 peças que ele levou e vendeu 36. Ele aproveitou e esticou o tempo na cidade pela oportunidade de comprar insumos, como miçangas, que em Goiânia têm preços mais acessíveis”, contou.
Promovida pelo Goiás Social e pela Secretaria da Retomada, a 9ª edição da Goiás Feito à Mão reuniu mais de 100 artesãos goianos e convidados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. O evento já se consolidou como uma das principais vitrines do artesanato da região Centro-Oeste e, segundo os organizadores, deve ganhar um dia a mais na próxima edição para receber novos estados.
Por Débora Siqueira-Assessoria/Sedec

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800