Da Redação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) avisa que "ampliou para os 142 municípios de Mato Grosso a aplicação da ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo em bebês entre 6 e 11 meses e 29 dias. O público entre 6 e 8 meses e 29 dias recebe a vacina dupla viral (sarampo e rubéola), já quem tem mais de 9 meses é imunizado com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)".
A Pasta da Saúde complementa:
A imunização extra em Mato Grosso segue uma recomendação do Ministério da Saúde, devido ao risco de reintrodução do vírus, e não substitui as doses do calendário vacinal de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses. A Dose Zero representa, portanto, uma proteção antecipada diante do atual cenário.
Desde o início de julho, municípios que fazem fronteira com a Bolívia, como Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, estão utilizando a estratégia da ‘dose zero’ para que Mato Grosso continue sem casos confirmados da doença. A Bolívia registrou 229 casos da doença até a última quinta-feira (7.8).
“Houve uma alta nos casos de sarampo nas Américas, então estamos fazendo todo o possível para proteger a nossa população. Precisamos ampliar a cobertura vacinal da segunda dose e atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com atenção especial às pessoas oriundas de outros países e as que residem ou circulam em regiões de fronteira”, informou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a Secretaria esteve nos cinco municípios considerados estratégicos para a realização do Dia D de vacinação contra o sarampo, em que foi definida a estratégia de imunização e a vigilância contra a doença.
“A partir desta segunda-feira (11), todos os municípios de Mato Grosso estão liberados para aplicar a dose zero contra o sarampo, na tentativa de realmente aumentar a nossa barreira de proteção e evitar a reintrodução do vírus no Estado”, destacou Alessandra.
A gestora explicou ainda que as crianças que têm alergia à proteína do leite de vaca (APLV) deverão ser imunizadas com a vacina dupla viral, pois a tríplice viral disponível em Mato Grosso contém a alfa-lactoalbumina.
“Os pais podem ficar tranquilos, pois os postos de saúde oferecem essa vacina que não contém a proteína que pode causar reação alérgica, garantindo, assim, a oportunidade de imunização das crianças alérgicas ao leite”, concluiu.
A alergia à proteína do leite de vaca ocorre quando o sistema imunológico reage às proteínas presentes no leite. Em casos mais graves, como em pessoas que já tiveram anafilaxia (reação alérgica grave), é contraindicado o uso de vacinas que possam conter traços dessas proteínas.
Saiba mais sobre a imunização contra o sarampo
O sarampo é transmitido por secreções respiratórias e é muito contagioso. Além disso, pode provocar complicações graves e até o óbito, principalmente em crianças pequenas e em pessoas não vacinadas. A vacinação é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e a principal forma de prevenção.
Até sexta-feira (8), a cobertura da vacina tríplice viral em Mato Grosso neste ano é de 88% com a primeira dose e de 65% com a segunda dose, sendo que o ideal seria de 95% para ambas. Foram aplicadas 74.548 doses da vacina tríplice viral no Estado e 1.302 da dose zero nos cinco municípios prioritários, que fazem fronteira com a Bolívia.
A Secretaria já distribuiu 166.500 doses da vacina tríplice viral a todos os municípios mato-grossenses. Agora, a dupla viral também está sendo distribuída às demais cidades para atender a campanha da Dose Zero.
A Secretaria atua em parceria com os municípios, garantindo a distribuição das vacinas, o monitoramento da cobertura vacinal, a investigação de casos suspeitos, a capacitação dos profissionais de saúde para o manejo adequado dos pacientes, a assessoria aos municípios nas ações de prevenção e a apresentação de cenários epidemiológicos para a tomada de decisão.
Em 2025, o Estado registrou 36 notificações de suspeita de sarampo, sendo que 34 casos foram descartados e dois estão em investigação.
Com Luiza Goulart/Assessoria/SES-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800