A nova diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) foi eleita por unanimidade na tarde desta quinta-feira (24), em Assembleia Geral realizada em Cuiabá. A chapa “Sustentabilidade”, única inscrita no processo eleitoral, terá à frente o atual presidente Ednei Blasius, reconduzido ao cargo para o biênio 2025-2027. O empresário Gleisson Omar Tagliari assume como vice-presidente da instituição.
Com foco no fortalecimento da base florestal de Mato Grosso, a diretoria eleita reafirmou o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor, priorizando ações voltadas à desburocratização, incentivo à pesquisa e inovação, além da ampliação de mercados para a madeira produzida no estado.
Durante a reunião, Ednei Blasius destacou os avanços conquistados nos últimos anos, como a consolidação institucional do Cipem como referência e porta-voz do segmento, a aproximação com órgãos como Sema e Ibama para aprimorar políticas públicas, e a realização de eventos estratégicos como o Madeira Sustentável e o Dia da Floresta, voltados à valorização da cadeia produtiva da madeira nativa.
“Temos atuado para apresentar o nosso modelo produtivo ao Brasil e ao mundo, evidenciando os diferenciais do setor florestal mato-grossense, sua legalidade, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental”, afirmou Blasius. Ele também apresentou aos associados uma análise do cenário internacional e perspectivas de crescimento para as exportações, destacando os entraves enfrentados nos portos brasileiros e a importância da atualização de estudos técnicos sobre espécies florestais.
O vice-presidente eleito, Gleisson Tagliari, compartilhou a experiência do Cipem no Congresso Mundial de Arquitetura, realizado recentemente na Austrália, onde a entidade participou de debates sobre o uso da madeira na construção civil e apresentou iniciativas de sucesso da produção florestal brasileira.
Durante a assembleia, os associados também discutiram temas estratégicos, como a necessidade de integração eficiente entre os sistemas estadual e federal , atualização da classificação de espécies e a adoção de medidas para destravar a liberação de cargas nos portos.
Confira a composição da nova diretoria do Cipem:
Diretoria Executiva
Presidente: Ednei Blasius
Vice-Presidente: Gleisson Omar Tagliari
1° Diretor Financeiro: Paulo Roberto Seelend
2° Diretor Financeiro: Flávio Salino Moreira
1° Diretor Administrativo: Frank Rogéri de Souza Almeida
2° Diretor Administrativo: João Carlos Paulino Júnior
1° Conselheiro Consultivo Deliberativo: Carlos Roberto Torremocha
2° Conselheiro Consultivo Deliberativo: Fernando Zafonato
3° Conselheiro Consultivo Deliberativo: Felipe Antoniolli
Conselho Fiscal
1° Conselheiro Fiscal Titular: Antônio Luís Benedet
2° Conselheiro Fiscal Titular: Rafael José Mason
3° Conselheiro Fiscal Titular: Dioni Brezovsky Domiciano
1° Conselheiro Fiscal Suplente: Geraldo Bento
2° Conselheiro Fiscal Suplente: Sigfrid Kirsch
3° Conselheiro Fiscal Suplente: Claudinei Melo Freitas
O Cipem representa o setor produtivo de base florestal de Mato Grosso e reúne oito sindicatos empresariais do segmento. A entidade atua na organização, fortalecimento e promoção da cadeia produtiva da madeira, incentivando práticas sustentáveis, o consumo consciente e o respeito à legislação ambiental vigente.
Fonte: Assessoria Cipem
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação Proa Clandestina da PF mira tráfico de drogas em MT
TJ afasta servidores suspeitos de fraudes na conta de depósito judicial
Tribunal de Justiça valida cobrança da taxa condominial para coberturas
Em nota, TJ cita suposta irregularidade e lembra apoio à operação
Haddad: negociações com os EUA continuarão mesmo com tarifaço em vigor
PC, com apoio do TJ, derruba fraudes milionárias no Judiciário
Autossabotagem Não É Falha – É Medo de Ser Livre
Astronomia: duas chuvas de meteoros vão iluminar o céu no fim de julho
Mineração, IA e logística: a tríade para o Brasil liderar a nova economia energética
TJ: incidente de insanidade mental não gera nulidade de processo