Da Redação
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) considera "mais uma etapa da campanha 'Sua Presença Vale Muito', uma iniciativa estratégica do programa 'Nenhum Estudante a Menos', focada na prevenção da evasão escolar na rede estadual e na garantia da permanência dos alunos em sala de aula".
Via Comunicação, ressalta ainda que:
A ação, que se intensificará com o retorno às aulas após o recesso escolar, no dia 22 de julho, é coordenada pela equipe de Busca Ativa Escolar em colaboração com as diretorias regionais de educação.
A campanha, realizada entre o segundo e o terceiro bimestre – período crítico marcado por maior risco de infrequência –, visa atingir alunos, pais e responsáveis, conscientizando-os sobre a importância vital da frequência escolar e do engajamento nas atividades pedagógicas.
A estratégia envolve identificação precoce de um possível abandono, acompanhamento individualizado, promoção da inclusão, engajamento da comunidade escolar e prevenção do abandono.
Com o preenchimento e acompanhamento da Ficha Ficai, por exemplo, a Seduc já contabiliza resultados como a melhora no desempenho acadêmico e no desenvolvimento integral dos alunos, o fortalecimento do vínculo entre escola, família e comunidade, além de redução da desigualdade social e garantia do direito à educação.
Para a Seduc, se trata de uma estratégia que visa identificar, acompanhar e reintegrar alunos que estão fora da escola ou em risco de abandono, garantindo seu acesso e permanência na educação básica. Com essa abordagem, a pasta envolve ações coordenadas com outros setores de proteção, como saúde e assistência social para oferecer suporte aos estudantes e suas famílias.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a campanha busca não apenas diminuir os índices de evasão, mas também criar um ambiente escolar mais engajador e propício ao aprendizado. O secretário ressalta que todo estudante merece estar onde há estímulo, acolhimento e possibilidade de transformação.
"Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor, e cada aluno que permanece na escola representa uma vitória para nós", completa.
Para o secretário, a colaboração é fundamental em iniciativa como esta.
"A busca ativa só é possível graças ao trabalho conjunto das equipes, que demonstram um compromisso incansável com a educação de qualidade", afirma.
Com essa iniciativa, a Seduc reforça seu compromisso em consolidar um sistema educacional mais inclusivo e eficiente, garantindo que todos os alunos tenham a chance de alcançar seu pleno potencial.
“A iniciativa inclui ações de busca ativa de estudantes que estão em risco de evasão, além de atividades de apoio psicossocial para auxiliar na permanência deles na escola”, conclui Alan Porto.
Com Rui Matos/Seduc-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
É possível a emissão de CTC para servidor demitido?
Justiça decreta tratamento urgente a indígena sem registro civil
Quando o Júri Deve Ser Anulado em Nome da Lei e da Justiça
Excesso de Telas: Lições da França e da Suécia para Proteger Nossas Crianças
O desafio tributário no Brasil: entre a complexidade das normas e a urgência por racionalidade fiscal
INSS: reembolso de descontos ilegais começa nesta quinta-feira
MP: ré vai a júri acusada de matar adolescente grávida
Lula e outros líderes convocam instituições em defesa da democracia
VG: Flávia e Tião apontam avanços, desafios e metas
PASEP: TJ diz que é do Estado competência para ações de má gestão