O chocolate é um alimento tão amado que ganhou um dia só dele, 07 de julho. Embora seja, muitas vezes, considerado vilão das dietas e da saúde, na verdade, ele pode ser um aliado. É o que diz Renata Ferreira da Paz, nutricionista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).
"O chocolate pode trazer benefícios à saúde, porém depende do tipo escolhido. O cacau que está contido no chocolate traz benefícios por ser antioxidante, anti-inflamatório e rico em vitaminas e minerais", diz a nutricionista. Segundo ela, o amargo intenso acima de 70% cacau é o mais recomendado, podendo consumir em média 30 gramas por dia. Para pessoas com diabetes e com restrição calórica é necessária avaliação individual.
Paz ainda explica que o fruto cacau é rico em polifenóis que são substâncias que possuem uma ação antioxidante, colaborando para o retardamento do envelhecimento das células do organismo. Além disso, também são vasodilatadores, ou seja, promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhoram o fluxo do sangue. Os amargos também são fontes de magnésio, um mineral importante para a memória e concentração.
"O chocolate está presente no nosso dia-a-dia, sempre relacionado a festas e momentos de alegria. Fazendo as escolhas certas e seguindo as quantidades recomendadas de forma individualizada, é possível aproveitar este delicioso alimento que também tem seus benefícios à saúde", diz a nutricionista.
Diferentes tipos
De acordo com Paz, a principal diferença nutricional entre os chocolates é a quantidade de cacau que eles possuem.
O chocolate amargo intenso é composto por mais de 70% de cacau, tem sabor marcante e pouca quantidade de açúcar. O amargo é acima de 50% cacau, com menor quantidade de açúcar. Já o chocolate ao leite tem menos de 40% de cacau, com inclusão de leite, açúcar e outros tipos de gordura. O branco não contém massa de cacau e, geralmente, tem elevado teor de gordura e açúcares.
Crianças e diabéticos podem consumir chocolate?
A nutricionista do Seconci-SP explica que o chocolate sem ou com baixo teor de açúcar pode ser uma alternativa para quem precisa controlar a glicemia. "Os chocolates zero adição de açúcar substituem o açúcar por adoçantes que podem ser naturais ou artificiais", completa.
"O chocolate não é recomendado para crianças abaixo de dois anos de idade. A partir desta idade poderá ser incluído de forma esporádica em preparações caseiras, como bolo com cacau, por exemplo. É importante dar preferência à oferta de chocolates amargos com menor teor de gordura", conclui Paz.
Sobre o Seconci-SP
O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, criada em 1964 com o objetivo de oferecer assistência à saúde para trabalhadores da construção civil e seus familiares. Com sede em São Paulo, a instituição mantém Unidades Ambulatoriais em diversas cidades do estado, realizando mais de 2 milhões de atendimentos anuais em serviços médicos, odontológicos, exames complementares e de apoio. Além disso, há mais de 25 anos, o Seconci-SP presta assessoria a empresas de diversos setores na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), com equipe técnica especializada.
O Seconci-SP também se destaca pela sua experiência na gestão de saúde pública. Em 1998, foi convidado a integrar a primeira geração de Organizações Sociais de Saúde (OSS) do Brasil e, desde então, gerencia diversos equipamentos públicos de saúde, incluindo sete hospitais, nove Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Taubaté, o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II) e o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis).
Desde 2008, o Seconci-SP é responsável pela gestão dos territórios Penha e Ermelino Matarazzo, na cidade de São Paulo, abrangendo 53 equipamentos de saúde e mais de 70 serviços.
Fonte: Agência VFR
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso