Nesta quarta-feira (25), a Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (EsdepMT), em parceria com a Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ) e o Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (Nudem), realizam o seminário “Política Nacional de Cuidados: É da Nossa Conta”, a partir das 8h no Auditório Liu Arruda, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCEMT), em Cuiabá.
Com o objetivo de realizar um amplo debate e reflexão sobre a participação e a divisão do trabalho doméstico e de cuidado, bem como a sua precarização, o seminário busca provocar o desenvolvimento de políticas públicas em âmbito estadual e municipal sobre o tema. O evento irá debater a lei 15.069/2024, que institui a Política Nacional de Cuidados, que visa garantir o direito ao cuidado, bem como diminuir as desigualdades no Brasil.
Entre os principais objetivos da lei está a integração de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, educação e direitos humanos, com a intenção de garantir acesso de qualidade ao cuidado. A lei também visa conciliar o trabalho remunerado com as necessidades de cuidado, incentivando a colaboração do setor privado e da sociedade civil.
O evento contará com três palestras: “Como enfrentar a precarização e a exploração do trabalho de cuidado”, com a juíza do trabalho, Dayna Lannes; “Promoção de políticas públicas que garantam acesso ao cuidado”, com a professora, Silvana Bitencourt; e “Relato da experiência de uma capacitação para cuidadores de idosos”, com a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, Alba Regina S. Medeiros.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.
Serviço
O que: Seminário “Política Nacional de Cuidados: É da Nossa Conta”.
Quando: quarta-feira (25/06), a partir das 8h.
Onde: Auditório Liu Arruda – Tribunal de Contas de Mato Grosso – Rua Agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro. Nº 6, Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT).
Inscrições gratuitas por meio deste link.
Por Paulo Henrique Fanaia/Assessoria-DPMT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Das Sombras da Mente à Luz do Presente: Um Antídoto para o Sofrimento Inútil
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores