Nesta quarta-feira (25), a Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (EsdepMT), em parceria com a Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ) e o Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (Nudem), realizam o seminário “Política Nacional de Cuidados: É da Nossa Conta”, a partir das 8h no Auditório Liu Arruda, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCEMT), em Cuiabá.
Com o objetivo de realizar um amplo debate e reflexão sobre a participação e a divisão do trabalho doméstico e de cuidado, bem como a sua precarização, o seminário busca provocar o desenvolvimento de políticas públicas em âmbito estadual e municipal sobre o tema. O evento irá debater a lei 15.069/2024, que institui a Política Nacional de Cuidados, que visa garantir o direito ao cuidado, bem como diminuir as desigualdades no Brasil.
Entre os principais objetivos da lei está a integração de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, educação e direitos humanos, com a intenção de garantir acesso de qualidade ao cuidado. A lei também visa conciliar o trabalho remunerado com as necessidades de cuidado, incentivando a colaboração do setor privado e da sociedade civil.
O evento contará com três palestras: “Como enfrentar a precarização e a exploração do trabalho de cuidado”, com a juíza do trabalho, Dayna Lannes; “Promoção de políticas públicas que garantam acesso ao cuidado”, com a professora, Silvana Bitencourt; e “Relato da experiência de uma capacitação para cuidadores de idosos”, com a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, Alba Regina S. Medeiros.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.
Serviço
O que: Seminário “Política Nacional de Cuidados: É da Nossa Conta”.
Quando: quarta-feira (25/06), a partir das 8h.
Onde: Auditório Liu Arruda – Tribunal de Contas de Mato Grosso – Rua Agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro. Nº 6, Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT).
Inscrições gratuitas por meio deste link.
Por Paulo Henrique Fanaia/Assessoria-DPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso