Pesquisa realizada pela Ouvidoria-Geral, divulgada na última sexta-feira (13), com a participação de mais de 5 mil usuários, revelou que 90% dos cidadãos aprovam o canal de atendimento via chatbot (WhatsApp) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT).
O levantamento foi feito em um intervalo de 60 dias, entre 10 de abril e 9 de junho deste ano, por meio de um formulário eletrônico enviado automaticamente ao usuário após o atendimento.
De acordo com a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, os dados indicam que a instituição está no caminho certo, seguindo o compromisso de um atendimento cada vez mais acessível, eficiente e acolhedor.
“A aprovação expressiva do atendimento virtual demonstra que podemos utilizar a tecnologia para ampliar o acesso à justiça, especialmente da população mais vulnerável. A confiança da sociedade reforça o papel essencial da Defensoria na promoção de direitos e na escuta qualificada das pessoas que mais precisam, e nos direciona para promover ajustes onde precisa ser melhorado”, afirmou.
Para o ouvidor-geral, Getúlio Pedroso, um dos dados mais relevantes é o índice de confiança da população na Defensoria Pública: mais de 85% responderam que confiam plenamente na instituição ou reconhecem sua importância.
“Esse resultado reforça o papel essencial da Defensoria na vida de milhares de pessoas e a percepção positiva que a população tem do nosso trabalho”, destacou.
No total, 5.381 pessoas que utilizaram o serviço de atendimento via WhatsApp (65 99963-4454) responderam ao formulário.
Conforme o levantamento, a grande maioria dos cidadãos (74%) foi atendida em até uma hora, demonstrando a agilidade do serviço. Somente 17% dos usuários relataram que enfrentaram atrasos significativos ou ausência de atendimento.
“Trata-se de uma ação essencial para o fortalecimento da relação entre a instituição e o cidadão, pois garante que a voz do assistido seja ouvida, considerada e transformada em melhorias reais”, ressaltou Pedroso.
A pesquisa indicou ainda que 53% dos usuários tiveram suas demandas resolvidas completamente, 28% conseguiram resolver parcialmente, e apenas 19% não conseguiram solucionar suas solicitações.
Para cerca de 70% dos usuários, o atendimento realizado via chatbot foi excelente, destacando a praticidade e eficiência do sistema. Já 15% consideram o atendimento mediano e o mesmo percentual avaliou negativamente o serviço.
“A pesquisa de satisfação não apenas cumpre um dever legal, mas reafirma o compromisso da Defensoria Pública com a transparência, o controle social e a qualidade no atendimento”, arrematou o ouvidor.
Por Alexandre Guimarães/Assessoria DPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso