Da Redação
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) postou em suas redes sociais nesta sexta-feira (6/6) que aguarda com grande expectativa a nova proposta que será apresentada pelo governo federal sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida foi duramente criticada no Senado e na Câmara dos Deputados e acabou sendo barrada pelo Congresso.
A proposta inicial do Ministério da Fazenda previa o aumento do IOF como forma de reforçar a arrecadação da União e ajudar no cumprimento da meta fiscal de 2025. No entanto, parlamentares de diferentes partidos reagiram com firmeza contra a iniciativa, destacando que a elevação do imposto atingiria diretamente a população, especialmente nos empréstimos, financiamentos e operações de câmbio.
Após a rejeição, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que apresentará uma nova alternativa neste domingo (08/06) aos líderes do Congresso Nacional. Em vez de aumentar impostos, o governo estuda agora cortar 10% das renúncias fiscais federais — sendo 5% em 2025 e mais 5% em 2026 — o que pode gerar uma arrecadação adicional estimada em R$ 40 bilhões por ano. A medida é considerada a principal saída para evitar que o custo do ajuste fiscal recaia diretamente sobre o cidadão.
“Estamos atentos e vigilantes. Não podemos aceitar que a saída encontrada pelo governo para cobrir o déficit nas contas públicas seja jogar a conta no colo do cidadão. O Brasil precisa crescer, não sufocar quem produz e trabalha”, afirmou o senador Wellington Fagundes.
A expectativa é de que a nova proposta venha com mais responsabilidade social e fiscal. O senador reforçou que continuará acompanhando de perto as discussões e atuará para garantir que qualquer eventual ajuste preserve a capacidade de consumo da população e o equilíbrio econômico do país.
Fonte: Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande