O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) oficializou, por meio da Portaria nº 05/2025/ZE07, a criação de um novo local de votação no município de Diamantino. A medida beneficia diretamente os eleitores e eleitoras da comunidade rural Posto Gil, que agora poderão exercer o direito ao voto mais perto de casa, na Unidade de Saúde ESF Posto Gil, localizada na Rua Brasil, s/n, zona rural do município.
A decisão foi assinada pelo juiz da 7ª Zona Eleitoral, Raul Lara Leite, após vistoria técnica realizada por servidores da Justiça Eleitoral, que atestaram a viabilidade estrutural do prédio público para receber a instalação de seções eleitorais. A solicitação havia sido encaminhada pela Câmara Municipal de Diamantino, em atenção à demanda de moradores e moradoras da região.
De acordo com a decisão do magistrado, a criação do novo local atende aos critérios do Código Eleitoral e tem como principal objetivo facilitar o acesso ao voto, reduzindo distâncias e fortalecendo o exercício da cidadania. "Nosso dever é garantir que nenhuma distância impeça o cidadão de participar do processo democrático. Atender a população do Posto Gil com um local de votação próximo é respeitar o direito de voto com dignidade e inclusão", afirmou o juiz eleitoral Raul Lara Leite.
A partir da criação do novo local, eleitores e eleitoras da região interessados em votar no novo local de votação devem procurar o Cartório Eleitoral ou o posto de atendimento mais próximo para atualizar os dados cadastrais, informando a mudança para o novo ponto de votação.
A medida reforça o compromisso do TRE-MT com a ampliação do acesso ao voto e a presença efetiva da Justiça Eleitoral mesmo nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.
A 7ª Zona Eleitoral tem sede em Diamantino e, além de atender este município, é responsável pelo eleitorado da cidade de Alto Paraguai, totalizando quase 23 mil eleitores e eleitoras.
Da Assessoria TRE-MT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Das Sombras da Mente à Luz do Presente: Um Antídoto para o Sofrimento Inútil
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores