O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) oficializou, por meio da Portaria nº 05/2025/ZE07, a criação de um novo local de votação no município de Diamantino. A medida beneficia diretamente os eleitores e eleitoras da comunidade rural Posto Gil, que agora poderão exercer o direito ao voto mais perto de casa, na Unidade de Saúde ESF Posto Gil, localizada na Rua Brasil, s/n, zona rural do município.
A decisão foi assinada pelo juiz da 7ª Zona Eleitoral, Raul Lara Leite, após vistoria técnica realizada por servidores da Justiça Eleitoral, que atestaram a viabilidade estrutural do prédio público para receber a instalação de seções eleitorais. A solicitação havia sido encaminhada pela Câmara Municipal de Diamantino, em atenção à demanda de moradores e moradoras da região.
De acordo com a decisão do magistrado, a criação do novo local atende aos critérios do Código Eleitoral e tem como principal objetivo facilitar o acesso ao voto, reduzindo distâncias e fortalecendo o exercício da cidadania. "Nosso dever é garantir que nenhuma distância impeça o cidadão de participar do processo democrático. Atender a população do Posto Gil com um local de votação próximo é respeitar o direito de voto com dignidade e inclusão", afirmou o juiz eleitoral Raul Lara Leite.
A partir da criação do novo local, eleitores e eleitoras da região interessados em votar no novo local de votação devem procurar o Cartório Eleitoral ou o posto de atendimento mais próximo para atualizar os dados cadastrais, informando a mudança para o novo ponto de votação.
A medida reforça o compromisso do TRE-MT com a ampliação do acesso ao voto e a presença efetiva da Justiça Eleitoral mesmo nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.
A 7ª Zona Eleitoral tem sede em Diamantino e, além de atender este município, é responsável pelo eleitorado da cidade de Alto Paraguai, totalizando quase 23 mil eleitores e eleitoras.
Da Assessoria TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso