A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Ministério Público como forma de receber recursos para contratar empresa e realizar estudo de manejo na Área de Proteção Ambiental (APA) Bernardo Berneck. A ação é o passo inicial para transformar o local em um parque natural municipal. A APA Bernardo Berneck recebe cerca de 500 a 1100 pessoas por dia.
Conforme a prefeita é fundamental a mudança de categoria da APA Berneck, pois o local ficará autorizado a receber recursos estaduais e federais para receber melhorias estruturais. “É o nosso objetivo fazer esta alteração, pois, assim vamos receber recursos importantes para investir neste local que virou um grande ponto de lazer para a população várzea-grandense. Estamos felizes com a notícia que recebemos do Ministério Público, agora, vamos continuar trabalhando para finalizar todo este processo”, conta Moretti.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destaca que o local receberá primeiramente um estudo de manejo o qual abrangerá todo o sistema ecológico: fauna, flora, entre outros. “É um estudo muito minucioso o qual abrangerá cada detalhe da Berneck, este estudo, com uma equipe bem célere, pode demorar em torno de 10 a 12 meses para ser finalizado”.
Como explica Amorim, por meio desse “TAC conseguimos o recurso para realizar o plano de manejo, entramos com a lei na Câmara Municipal - para criar a unidade de conservação-, para então transformamos o espaço em parque, e aí sim, estaremos aptos para entrar na lista do Ministério do Meio Ambiente para receber qualquer tipo de recurso. Com esses recursos, podemos investir nos equipamentos de lazer, em segurança e em outras diversas melhorias”, disse Amorim.
“Só tenho a agradecer à doutora Michele Vilela e à doutora Ana Luiza Peterlini por terem atendido ao nosso pedido e colaborarem para que este projeto pudesse ser iniciado”, finaliza o secretário.
A promotora de justiça, Michelle de Miranda Rezende Vilela Germano, destaca a importância da ação. “O Ministério Público, junto com a Prefeitura, viu esta grande necessidade de transformar o local para que possa angariar recursos. Assim, o poder público municipal poderá investir em melhorias na área. Estamos em busca de um objetivo em comum, então devemos estar trabalhando em sintonia pelo comum da população várzea-grandense, como orienta nossa Constituição”, disse Germano.
Fonte: Secom-VG


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Das Sombras da Mente à Luz do Presente: Um Antídoto para o Sofrimento Inútil
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores