A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande lançou o livro didático regionalizado “Cidade da Gente”. O lançamento ocorreu no auditório do Anexo II da SMECEL.
De acordo com o secretário Cleiton Marino Santana, a publicação é o resultado de um extenso trabalho de pesquisa, consulta documental e visitas realizadas pelos autores, professores da rede municipal: Emerson Souza, Laura Barros, Luz Marina Coelho, Marli de Jesus, Nailza Gomes, Rita Mara Cortez, Rosana Fátima de Arruda, Paulo Chimelo e Wanda Melo.
“O livro ‘Várzea Grande – Cidade da Gente’ tem o Município como proposta de estudo e, o apresenta como espaço construído pelas relações de trabalho, de cultura e de identidades históricas. Conhecendo as origens e recortes da história, podemos no presente, alicerçar para o futuro, as bases de uma Várzea Grande cada vez melhor” disse o secretário.
O livro traz em sua introdução a mensagem dos autores destacando que, por ser a segunda maior cidade de Mato Grosso, a história de Várzea Grande é feita por homens e mulheres que não apenas sonharam, mas que transformaram o local onde habitam.
Segundo a autora, professora Rosana Fátima, o livro na escola será uma importante ferramenta para conhecer e entender a história de Várzea Grande desde o início com o acampamento Couto Magalhães e ainda com muitas informações que irão enriquecer os saberes e as práticas em sala de aula.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Eva de Paulo, acredita que o livro será muito bem recebido por alunos e professores, como material permanente de estudo e pesquisa desde o ensino fundamental até os anos finais.
Para a superintendente Pedagógica, Majô Dias, raras são as cidades de Mato Grosso que conseguem contar sua história com um livro didático em que os alunos vão poder manusear, desenhar, escrever, responder e reconhecer os espaços em que vivem. A superintendente anunciou ainda que pretende articular junto à Seduc/MT para que o livro ‘Várzea Grande – Cidade da Gente’ também seja distribuído para os alunos das escolas estaduais do Município.
Por José Wallison/Secom-VG


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Das Sombras da Mente à Luz do Presente: Um Antídoto para o Sofrimento Inútil
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores