Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande alerta para a baixa procura da vacina contra gripe.
A gestão divulgou o quadro. Confira:
A gripe está aí e pode trazer complicações sérias, principalmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde mais frágil. Em Várzea Grande, a vacinação contra a influenza está acontecendo, mas a adesão ainda está muito baixa: apenas 14,25% do público-alvo tomou a vacina até agora. São 14.675 doses aplicadas, volume muito abaixo do ideal.
A Secretaria Municipal de Saúde acende o alerta e reforça: “É hora de procurar a unidade de saúde mais próxima e se proteger. Estamos preocupados com a baixa cobertura vacinal, especialmente, entre os grupos prioritários. Essa vacina salva vidas e está disponível gratuitamente”, afirma Alessandra Carreira, gerente de Vigilância Epidemiológica. Ela lembra que a vacina é segura e ajuda a evitar casos graves de gripe, internações e até mortes.
Fazem parte do grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; Idosos; Pessoas com doenças crônicas como diabetes, problemas no coração, pulmão ou rins; Pessoas com deficiência; Trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, caminhoneiros; População em situação de rua e pessoas privadas de liberdade, entre outras. “Se você faz parte de um desses grupos, não deixe para depois. A gripe pode parecer simples, mas pode virar um problema sério de saúde. A vacinação é uma atitude de cuidado com você, com sua família e com toda a comunidade. Vamos juntos proteger Várzea Grande”, reforça Alessandra.
Para facilitar o acesso à vacina, a Secretaria de Saúde vem elaborando o projeto “Vacinação Volante”, que vai levar as equipes até escolas e bairros mais afastados, onde não há unidades de saúde próximas. A ideia é ir até onde as pessoas estão e aumentar a cobertura vacinal o mais rápido possível. A previsão é de que o projeto inicie no mês de junho.
Enquanto isso, as vacinas seguem disponíveis nos postos de saúde de toda a cidade. Basta levar um documento com foto e a caderneta de vacinação (se tiver).
Com Flávia Porfírio/Secom-VG

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização