Da Redação
A prefeitura de Cuiabá, informa que "numa atuação conjunta das secretarias municipais de Ordem Pública e Segurança Pública, deflagraram - nesta semana - a quinta fase da Operação Raio de Ordem, destinada a combater a poluição sonora provocada por motocicletas com escapamento adulterado".
Multas de quase R$ 2,7 mil foram aplicadas.
A gestão lembra que "a operação ocorreu em parceria com a equipe Raio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)".
E detalha:
Desta vez, a fiscalização ocorreu no bairro CPA IV culminando na apreensão de 20 motocicletas. Destas, dez foram autuadas por violação aos limites sonoros da Lei Municipal 3819/99. Cada um foi autuado por infração gravíssima por conta das emissões de 40 decibéis acima do limite permitido. Por isso, cada um deverá pagar multa de R$ 2.690,95 (Dois mil seiscentos e noventa reais e noventa e cinco centavos).
Essas motocicletas foram encaminhadas ao pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Para recuperá-las, os proprietários deverão pagar a multa da infração aplicada pelos fiscais da ordem pública, pagamento da diária do pátio e eventuais multas de trânsito e IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores).
Outros 10 veículos foram autuados por motivos diversos: falta de habilitação do motorista e licenciamento vencido. A equipe Raio da Polícia Militar identificou motos irregulares ao percorrer trechos do bairro CPA IV.
Após flagrados, os motoqueiros em situação irregular foram encaminhados a sede do 3ª Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro Parque Cuiabá.
Lá, fiscais da Ordem Pública procederam com a medição dos sons emitidos pelos escapamentos, se verificando, a partir daí, índices elevados e incompatíveis com as normas de bem-estar social.
Fiscalização intensa
A secretaria municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a Operação Raio de Ordem não tem a intenção de prejudicar trabalhadores que dependem de motocicletas para seu emprego diário, mas, punir os infratores que perturbam a ordem pública com ruído excessivo.
“Esses barulhos intensos são causados por escapamentos adulterados e prejudicam a saúde auditiva, prejudicando autistas, idosos, crianças e pacientes de hospitais. Todos os autos de infração serão encaminhados ao Ministério Público. É uma ação que reafirma o compromisso da administração local em promover mais qualidade de vida à população e oferecer um trânsito mais seguro”, pontuou.
A secretária municipal de Segurança Pública, Francyanne Lacerda, reforçou que as operações visam proteger direitos da coletividade. "É um compromisso da atual gestão oferecer paz social, combater a criminalidade e a violência”.
O comandante da equipe Raio da Polícia Militar, Wesmensandro Rodrigues, reformou que está comprometido em auxiliar a Prefeitura de Cuiabá nas políticas de segurança do trânsito. “A PM vai contribuir com ações para garantir o sossego e o cumprimento das leis que protegem da perturbação”.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Vânia Rosa, afirma que defende as medidas de fiscalização em conjunto. "O trabalho é conduzido a partir de informações produzidas pelos técnicos e visa a aplicabilidade das normas de trânsito, para a garantia do bem estar social".
Com Rafael Costa/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal