Da Redação
"A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Cuiabá neste sábado (12), em visita marcada por pautas sociais e pelo reforço ao compromisso com a inclusão. Recebida por uma comitiva de autoridades locais, Michelle participou de um ato simbólico que firma a intenção de implantar o futuro Centro de Referência do Autista na capital mato-grossense", ressalta a gestão.
O Executivo municipal evidencia:
O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, além das parlamentares Dra. Mara, Baixinha Girardelli e diversas representantes do Executivo municipal. Estiveram presentes Hadassah Suzanah, secretária da Mulher; Juliana Palhares, da Ordem Pública; Ana Karla Costa, responsável pela Comunicação; coronel Vânia, que responde pela Assistência Social e é também vice-prefeita da capital; e Michelle Deher da pasta de Habitação. A primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, também acompanhou a agenda.
O ponto alto da visita foi a assinatura de uma manifestação que “dispõe sobre manifestação de interesse visando formalizar os esforços necessários em prol do apoio à implantação e fortalecimento do futuro Centro de Referência do Autista de Cuiabá, com vistas à promoção da inclusão, do atendimento especializado e da defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
Michelle Bolsonaro, que tem se notabilizado por seu trabalho voltado à inclusão de pessoas com deficiência e causas sociais durante sua atuação pública, reafirmou seu compromisso com as famílias atípicas. “É uma honra estar em Cuiabá para apoiar esse passo tão importante. A construção de um Centro como este representa esperança, dignidade e respeito às pessoas com TEA”, declarou a primeira-dama.
Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da visita de Michelle Bolsonaro e fez questão de relembrar a trajetória da deputada federal Amália Barros, falecida em 2024. “A presença da Michelle aqui tem um simbolismo muito forte. Ela representa a continuidade de um trabalho que foi também da nossa querida deputada Amália Barros, que tanto lutou pela inclusão. Hoje também celebramos o protagonismo da nossa primeira-dama e vereadora Samantha Iris, mãe atípica, que sonhou, idealizou e batalhou por esse projeto da Casa do Autista”, afirmou o prefeito.
Samantha Iris, visivelmente emocionada, destacou a importância do momento. “Agora, a criação da Casa do Autista é um compromisso de todos nós. Não é mais um sonho individual, é uma responsabilidade coletiva”, declarou.
A iniciativa é vista como um marco para a capital, que pretende ampliar a rede de apoio e atendimento especializado às pessoas com autismo, garantindo mais acesso a serviços públicos e políticas inclusivas. O Centro deverá funcionar como um polo de referência para diagnóstico, acompanhamento e orientação de famílias, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos atendidos.
Com a formalização da disposição, o município de Cuiabá dá início aos trâmites técnicos e políticos para a futura instalação da Casa do Autista, que poderá se tornar modelo para outras cidades brasileiras.
Homenagem
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi homenageada na manhã deste sábado (12) com uma moção de aplausos, em reconhecimento às suas ações voltadas à inclusão. A honraria foi concedida pelas vereadoras Samantha Iris, primeira-dama de Cuiabá, e Paula Calil, presidente da Câmara Municipal.
Com Max Aguiar/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
STF define se incide Imposto de Renda em doação antecipada de herança
Conselho prevê celeridade na Empresa Cuiabana de Saúde
Operação integrada derruba esquema de comércio de eletrônicos ilegais
Denúncia de corrupção e operação: Polícia Civil mira Câmara de Cuiabá
Estudo CNI: situação financeira abala confiança da indústria da construção
O tempo em curso de qualificação conta como magistério?
Presidente do TCE promete fiscalização diária sobre obras do BRT
A crise do mercado de luxo: entre a ética e o crime
Supermercados e venda on-line
Senador destaca decisão do STF sobre veto a incentivos fiscais