A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu suspender os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Areão, em Cuiabá, que foi completamente tomada pela água da chuva após temporal que atingiu a capital mato-grossense na tarde da última terça-feira (8). A unidade está com a estrutura seriamente comprometida, e deverá receber uma reforma completa.
A princípio, a expectativa da gestão era retomar os atendimentos na unidade após a realização de uma força-tarefa de limpeza, higienização e dedetização, realizada na quarta-feira (09). No entanto, após uma avaliação técnica mais criteriosa, a Secretaria Adjunta de Atenção Primária, Catarina Araújo de Amorim, informou que a situação estrutural da unidade é crítica e inviabiliza a reabertura imediata.
“Apesar de ter feito uma limpeza, a unidade está numa situação bem crítica, então decidimos que não vamos abrir a unidade. Vamos aproveitar esse momento para fazer uma revisão em todo o telhado, podar as árvores, fazer uma pintura, para depois liberar para atendimento. Enquanto isso, as gerentes e coordenadoras de regionais estão vindo para cá, vão buscar junto à responsável pela unidade algum local para atendimento dentro da comunidade. Se a gente não conseguir esse local aqui mesmo no bairro, eu vou estar deslocando uma equipe para o Baú e Lixeira, e outra equipe vai ficar no Pico do Amor. Sem assistência, a comunidade não fica. Estou mobilizando todo mundo para vir dar uma geral. Não basta só a limpeza do chão, a unidade está muito úmida, cheia de mofo, e está bem insalubre,” afirmou Catarina.
A UBS do Areão atende uma população estimada em mais de 4 mil moradores da região e funcionava em horário estendido antes de ser atingida pela chuva. A unidade é antiga, construída em 1988, e desde a sua última reforma, realizada em 2007, passou apenas por pequenos reparos ao longo dos anos.
Com a suspensão das atividades, a SMS estuda alternativas provisórias para que a população não fique desassistida. Equipes podem ser remanejadas para bairros vizinhos ou para um ponto estratégico dentro da própria comunidade, caso um espaço adequado seja encontrado ainda nesta semana.
Por Letícia Kathucia/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Avanços: Governo de MT lança pacote de serviços digitais
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade
Como a Lei do Bem pode ajudar a reduzir a fuga de cérebros no Brasil