Da Redação
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) prometeu - nesta semana - ações no âmbito do desenvolvimento tecnológico e a qualificação profissional em Mato Grosso.
Assim, pontua que "solicitou apoio institucional e financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a implantação do Parque Tecnológico de Cuiabá, o TecParque".
Via comunicação, ressalta ainda que:
O projeto, que terá o agroindustrial como principal eixo temático, foi apresentado em reunião no seu gabinete em Brasília e contou com a presença do presidente Celso Pansera, de Carlos Braguini, diretor do Senai-MT; da deputada estadual Janaina Riva; e Sílvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt.
Preocupado com a qualificação em Mato Grosso para atender o principal eixo da economia, Fagundes, disse que o TecParque será um instrumento para atender a demanda tecnológica. “Esse parque vai gerar soluções para o desenvolvimento do setor agroindustrial, acelerando o crescimento do estado por meio da inovação, da pesquisa e da capacitação de mão de obra altamente qualificada. É inadmissível que tenhamos um estado tão rico e carente de pessoas preparadas para trabalhar em nosso estado”, afirmou o senador.
Localizado em Cuiabá, o TecParque terá como foco a formação de profissionais em nível superior, com ênfase em engenharia, pós-graduação e cursos de extensão. Além da formação, o espaço também atuará na criação de soluções inovadoras, serviços especializados, assessorias técnicas e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), voltados especialmente para empresas e empreendedores do setor agroindustrial.
A Finep, parceira tradicional do Senai em todo o Brasil, poderá participar do projeto com financiamento de investimentos necessários para a implementação do parque, além de fomentar as discussões técnicas e científicas que contribuirão para a qualificação de trabalhadores.
Para Sílvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, a ideia será um divisor de águas para Mato Grosso. “Nosso Estado, essencialmente agrícola, precisa avançar na agregação de valor com as cadeias agroindustriais. Saímos daqui, motivados com as portas abertas do senador Wellington e na certeza de que o presidente da Finep fará uma visita ao nosso estado no mês de maio para ver de perto nosso projeto”, afirmou Sílvio.
O senador Wellington finalizou o encontro dizendo que é imprescindível contar com instituições como o Senai, capazes de promover conhecimento, inovação e avanço tecnológico. “Este projeto criado pela entidade, será um sucesso e tem o meu total apoio. Entendo que a nossa economia precisa girar e sem qualificar pessoas, não andamos para canto nenhum”, concluiu Fagundes.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Justiça condena réu por violência doméstica no interior de MT
Mais um capítulo do tarifaço de Trump: tensão global, dólar nas alturas e uma janela para o agro brasileiro
Cuiabá alerta: bloqueio na Avenida do CPA começa neste sábado
Tomate, ovo e café: alta dos alimentos teve maior impacto na inflação
Presidente do TCE assume relatoria do BRT e quer conclusão das obras
Mitos e Verdades sobre Terapias Naturais para Reduzir o Colesterol
100 dias de gestão: prefeito aponta economia de R$ 138 milhões
Fagundes comemora assinaturas para anistia ao lado de Medeiros e Barbudo
AL convoca secretário de Saúde de MT explicar gestão do Hospital Central
Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro