Da Redação
"A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, o vice-prefeito Tião da Zaeli – ambos do PL – e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto, apresentaram as primeiras medidas adotadas pela gestão municipal para destravar e fortalecer o setor turístico, com ênfase em bares, restaurantes e hotéis da cidade" - assinala a gestão.
O Executivo municipal destaca:
Entre as iniciativas destacadas, está a implantação de uma sinalização turística padronizada para Várzea Grande. "Estamos em contato com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana para implantar uma sinalização turística para a cidade, que seguirá um padrão internacional bilíngue, com placas padronizadas em fundo marrom", explicou Quidá.
Parte das ações foi anunciada durante uma reunião de fomento ao turismo organizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Distrito de Bonsucesso. O encontro foi um convite feito à atual gestão pelo presidente da Abrasel, Daniel Teixeira.
Outra iniciativa apresentada, e que é essencial, é a capacitação de guias turísticos e profissionais do setor. "Iniciamos um contato com a Coordenadoria de Cultura, que funciona dentro da Secretaria de Educação, para utilizar o prédio do Centro Cultural 'Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite', na Orla da Alameda Júlio Müller, como espaço para cursos de capacitação para guias turísticos e profissionais do setor", detalhou. O local foi escolhido pelo fácil acesso.
O secretário também anunciou a implantação de um portal de turismo no site da prefeitura. "Teremos uma aba dedicada ao turismo, com mapa interativo de pontos turísticos, bares, restaurantes, agências de turismo, hotéis e áreas de lazer", afirmou. Além disso, um cadastramento de estabelecimentos está sendo realizado em parceria com o Sine-VG para facilitar a contratação de mão-de-obra especializada no setor.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade. "O turismo é um setor estratégico para a economia de Várzea Grande, pois gera empregos, movimenta o comércio local e valoriza nossa cultura e identidade. Estamos empenhados em fortalecer essa área e garantir que nossa cidade seja cada vez mais reconhecida como um destino turístico de referência", afirmou a prefeita.
O vice-prefeito Tião da Zaeli ressaltou o compromisso do poder público com o fortalecimento do setor de serviços. "O turismo impacta diretamente diversos setores da economia, como hotelaria, gastronomia e transporte. O papel da administração municipal é criar um ambiente favorável para que esses setores prosperem, garantindo infraestrutura, incentivos e apoio às iniciativas que promovam o desenvolvimento turístico de Várzea Grande", destacou o vice-prefeito.
Conforme os gestores, Várzea Grande é a porta de entrada ao Estado – por conta do aeroporto internacional Marechal Rondon – e desfruta de uma logística privilegiada, com acesso ao sul e norte de Mato Grosso, bem como, ao Sul e Norte do país.
O crescimento do setor também foi ressaltado, com a construção do primeiro hotel de Bonsucesso, além de novos serviços como passeios de barco e sorveteria. "Essa região, conhecida como 'Corredor do Peixe' (Bonsucesso, Pai André e Praia Grande), precisa de uma infraestrutura melhor, com sinalização e limpeza permanente", enfatizou Mario Quidá Neto.
O gestor também citou a importância da participação da cidade na FIT Pantanal 2025, feira de turismo que ocorrerá entre os dias 5 a 8 de junho. Nesta edição, Várzea Grande terá um estande maior para apresentar a cultura e os atrativos da cidade.
Com Rafaela Maximiano/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mais um capítulo do tarifaço de Trump: tensão global, dólar nas alturas e uma janela para o agro brasileiro
Cuiabá alerta: bloqueio na Avenida do CPA começa neste sábado
Tomate, ovo e café: alta dos alimentos teve maior impacto na inflação
Presidente do TCE assume relatoria do BRT e quer conclusão das obras
Mitos e Verdades sobre Terapias Naturais para Reduzir o Colesterol
100 dias de gestão: prefeito aponta economia de R$ 138 milhões
Fagundes comemora assinaturas para anistia ao lado de Medeiros e Barbudo
AL convoca secretário de Saúde de MT explicar gestão do Hospital Central
Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro
TJ: concessionária pode ser acionada sobre ICMS na energia solar