A partir das Eleições 2026, a comunidade Vale do Amanhecer, localizada na zona rural de Aripuanã, contará com um local de votação próprio. A medida foi oficializada pela Portaria nº 003/2025 da 11ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, assinada pelo juiz Guilherme Leite Roriz, e representa um importante avanço no acesso ao voto para as famílias que vivem na região.
Distante cerca de 150 quilômetros da sede de Aripuanã, por vias não pavimentadas, a comunidade reúne mais de 70 eleitores, que até então precisavam se deslocar por longas distâncias para exercer seu direito ao voto. A criação do novo local de votação atende a um pedido da Prefeitura Municipal de Aripuanã e leva em consideração a existência de estrutura física adequada para a instalação de seção eleitoral na Escola Municipal Vale do Amanhecer.
O juiz eleitoral Guilherme Leite Roriz destacou a importância da iniciativa: “A criação desse novo local de votação representa um compromisso com a cidadania e com a dignidade das pessoas que vivem na zona rural. Estamos garantindo que cada eleitor e eleitora tenha acesso facilitado ao processo eleitoral, sem que precise enfrentar grandes deslocamentos. A Justiça Eleitoral está presente, mesmo nos locais mais distantes, porque todos os votos têm o mesmo valor”.
A escola, recém-construída com padrão moderno, foi inaugurada oficialmente no dia 21 de setembro de 2023, e dispõe de quatro salas climatizadas e banheiros. A estrutura vai proporcionar conforto e segurança não só para os estudantes da comunidade, mas também para eleitores e mesários nos dias de votação.
Atualmente, a 11ª Zona Eleitoral possui 12 locais de votação em Aripuanã, município com quase 17 mil eleitores cadastrados. Também é responsável por Colniza, onde há 25 locais de votação e cerca de 20 mil eleitores. Com a criação do novo ponto de votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso reafirma seu compromisso com a inclusão e com o fortalecimento da democracia, mesmo nos rincões mais distantes do estado.
Eleitores da região que desejarem votar no novo local devem solicitar a atualização de seu cadastro. O pedido pode ser feito de forma online, diretamente pelo site do TRE-MT, ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral. Em breve a 11ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento na comunidade, a iniciativa oportunizará a atualização do local de votação aos eleitores interessados.
Por Andréa Martins Oliveira/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal