Por Daniela Santos/Portal Metrópoles
A percepção de que a economia piorou nos últimos 12 meses atingiu o maior índice desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegando a 56%, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2/7).
Em comparação ao levantamento anterior, feito em janeiro, a avaliação negativa sobre os rumos econômicos do país subiu 17 pontos percentuais. Na época, 39% consideravam que a economia havia piorado. Para 26% dos entrevistados, a economia ficou do mesmo jeito durante o período, e apenas 16% responderam que melhorou.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Apesar do resultado, ainda prevalece a opinião de que o cenário deve melhorar nos próximos 12 meses: 44% preveem melhora, contra 34% que dizem que vai piorar.
Medidas econômicas
Em relação às medidas anunciadas para reduzir o preço dos alimentos e a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, os brasileiros veem pouco impacto. Soma 48% o percentual dos que acreditam que a redução da tarifa de importação para produtos da cesta básica vai ser efetiva. Outros 45% avaliam que não vai ajudar.
Para 51%, a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda vai trazer uma “melhora pequena” às finanças. Enquanto isso, 33% consideram que a mudança representa uma “melhora importante” na renda.
A maioria (59%) concorda com a ideia de tributação mínima dos chamados super-ricos, ao passo que 31% discordam.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso