O Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso disponibiliza 400 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Interessados em concluir o ensino fundamental e médio podem procurar um dos polos da entidade nas cidades de Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. As matrículas vão até o dia 04 de abril de 2025, e o início das aulas está agendado para 07 de abril de 2025.
Para a unidade de Várzea Grande estão disponíveis 200 vagas, sendo 100 destinadas à conclusão do ensino fundamental e a outra metade voltada para aqueles que pretendem finalizar o ensino médio. As unidades de Rondonópolis e Sinop oferecem 100 vagas cada, divididas igualmente entre ensino fundamental e médio.
As aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.
O gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, conta que a EJA é um divisor de águas na vida de muitas pessoas que têm conhecimento em razão da própria vivência e garra para o trabalho, mas não têm a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. “A partir desse diploma alcançado, as pessoas galgam novas oportunidades de trabalho melhorando o salário e, consequentemente, a qualidade de vida”, afirma o gerente.
Reconhecimento de saberes
O programa da EJA do Sesi tem como objetivo promover educação de qualidade com base na inclusão dos jovens e adultos que não concluíram os estudos e, muitas vezes, se sentem desqualificados. Para o Sesi, apesar da ausência do diploma de conclusão do ensino fundamental e médio, essas pessoas possuem conhecimentos fundamentais para contribuir significativamente para o setor industrial de Mato Grosso.
“Com foco nesses conhecimentos, o Sesi utiliza uma metodologia de ensino que leva em consideração a experiência de vida dos estudantes, permitindo que eles possam conciliar seus estudos com suas atividades diárias”, destaca Fernando. O método é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e acelera o tempo de estudo com base na vivência dos saberes de cada aluno.
Documentos necessários
Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes, além da população em geral, precisam apresentar os seguintes documentos na unidade que deseja estudar: Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, além do Histórico Escolar. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento. Todos os documentos devem ser originais.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi:
Várzea Grande: (65) 3685-2311 / (65) 2128-2056 (WhatsApp)
Rondonópolis: (66) 3410-2440
Sinop: (66) 3531-3611 / (66) 99646-2021 (WhatsApp)
Por Fernanda Nazário/Assessoria Sesi-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal