O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, designou o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rodrigo Roberto Curvo, como integrante do Fórum Ambiental do Poder Judiciário (Fonamb). A nomeação, oficializada pela Portaria Presidência nº 64, de 20 de março de 2025, reconhece a vasta experiência do magistrado na área ambiental e sua atuação proativa na promoção da justiça climática.
O Fórum foi instituído pelo CNJ quando da alteração da Resolução nº 433/2021, que estabelece a Política Nacional do Poder Judiciário para o Clima e Meio Ambiente. A mudança teve como objetivo fortalecer as ações judiciárias no combate à emergência climática e incluiu a criação do Fórum Nacional para o Meio Ambiente do Poder Judiciário (Fonamb), por meio da Resolução nº 611/2024.
Entre outras atribuições e além de fomentar a justiça ambiental no Brasil, compete ao Fonamb o monitoramento e identificação dos processos judiciais sobre o clima e o meio ambiente e os maiores poluidores; acompanhar o engajamento dos magistrados à recomendação de acolhimento de provas produzidas por sensoriamento remoto em processos ambientais; e apoiar capacitações nas Escolas de Magistratura para formação contínua de juízes, servidores e mediadores em questões climático-ambientais.
Atuação do magistrado
O desembargador, Mestre em Direito pela UERJ, se destaca pela atuação multifacetada na área do Meio Ambiente, tanto no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) quanto em outras instâncias. Sua experiência e dedicação o tornaram uma figura relevante na promoção da Justiça Ambiental no estado.
O magistrado atuou como juiz na Vara Especializada de Meio Ambiente (Vema) e no Juizado Volante Ambiental (Juvam) por mais de dez anos, tendo sido nomeado pelo então presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, como juiz-colaborador do Observatório do Meio Ambiente do Conselho Nacional de Justiça.
No mesmo contexto da Resolução nº 433/2021, o desembargador foi recentemente designado, pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, para coordenador do Grupo de Meio Ambiente do Poder Judiciário de Mato Grosso.
“Recebo com profunda honra a nomeação para o Fórum Ambiental do Poder Judiciário. Essa designação reforça meu compromisso com a causa ambiental, à qual dedico minha trajetória com convicção e responsabilidade”, destacou o desembargador Rodrigo Curvo, ao comentar sua nomeação.
Todas as medidas implementadas por meio das Resoluções buscam alinhar a Justiça brasileira às metas da Agenda 2030 da ONU, promovendo o desenvolvimento sustentável e protegendo os direitos ambientais.
Por Marcia Marafon/Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal