Na próxima segunda-feira (24), o Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso) tornará público o edital do 'Encantos da Gastronomia - Edição Cáceres', projeto de turismo gastronômico que promoverá um concurso para eleger o prato típico do município, localizado na fronteira com a Bolívia e banhado pelo Rio Paraguai.
A iniciativa busca valorizar a culinária local, promovendo a identidade cultural e o turismo na região.
As inscrições ocorrerão entre os dias 28 de março e 27 de abril de 2025 e estarão abertas a todos os interessados, sejam pessoas físicas ou jurídicas residentes em Cáceres.
Os participantes poderão inscrever uma receita acompanhada de uma breve história do prato, lista de ingredientes e fotografia da apresentação final.
O concurso será realizado em três etapas. Inicialmente, uma comissão julgadora selecionará dez receitas, considerando critérios como originalidade, relevância cultural e criatividade.
Em seguida, os autores desses pratos serão convidados a prepará-los, recebendo assessoria de um chef de cozinha para elaboração da ficha técnica. Ao final dessa fase, três receitas finalistas serão escolhidas.
Na etapa final, a decisão ficará nas mãos da população cacerense, que poderá votar pelo site oficial do Senac-MT e ajudar a eleger o prato típico de Cáceres.
"O Encantos da Gastronomia é uma oportunidade para destacar a riqueza da culinária local e consolidar Cáceres como um destino turístico gastronômico. Com esse projeto, incentivamos a valorização das tradições e fomentamos a economia criativa", destaca Edson Dahmer, diretor regional do Senac-MT.
O documento detalhado estará disponível no site www.mt.senac.br, onde os interessados poderão acessar o edital, a partir do dia 24/3, e realizar suas inscrições gratuitamente, a partir de 28/3.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal