Uma exposição com obras de 50 artistas mato-grossenses foi aberta, na quinta-feira (18), no Museu Nacional da República, em Brasília, com mais de 200 peças que ficarão expostas até o dia 11 de maio. A ação pioneira, promovida pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), tem como objetivo divulgar a rica diversidade cultural mato-grossense e também celebrar os 50 anos da instituição no Estado.
Com o tema: ‘Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso’, a ação conta com a parceria do Sebrae Nacional, do Governo do Distrito Federal e do museu. A entrada para visitação é gratuita.
“Nosso povo é um povo trabalhador, é um povo empreendedor, é um povo resiliente, mas é também um povo com a expressão da alma mais bonita do planeta. O Brasil é uma riqueza imensa da sua produção cultural. E Mato Grosso está dando uma lição, uma aula magna a todos nós ao trazer esse momento para a Capital brasileira”, avaliou o presidente Nacional do Sebrae, Décio Lima.
O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, engrandeceu a exposição ao destacar que o acervo cultural do Estado está disponível em um espaço mundialmente conhecido. “É de uma riqueza imensa esse acervo e a proposta protagonizada pelo Sebrae/MT é uma quebra de paradigma”, disse.
Para a diretora-superintende do Sebrae/MT, Lélia Brun, a concretização da exposição enaltece ainda mais a história do estado, que é reconhecido por suas belezas naturais e, agora, conquista um novo olhar para os artistas e a cultura do povo mato-grossense.
“O nosso desejo é que a nossa cultura e arte ultrapassem as fronteiras e voem alto para alcançarem lugares de destaques nos museus, galerias e nos corações dos colecionadores brasileiros e estrangeiros. Trabalhamos pela valorização da nossa história e da nossa identidade artística, que é tão rica”, destacou.
“Pela primeira vez o estado ocupa o espaço do Museu Nacional e este feito é realizado no mesmo ano que o Sebrae comemora 50 anos de serviços prestados”, destacou o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
Sobre a exposição
A exposição tem a curadoria de Divino Sobral e Laudenir Gonçalves, com assistência de curadoria de Rosana Schmitt e expografia de Guilherme Isnard. O processo curatorial escolheu obras e artistas de oito municípios mato-grossenses, Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário do Oeste e Várzea Grande, contemplando técnicas como pintura, aquarela, escultura, objetos, cerâmica, fotografia e documentário.
As peças foram selecionadas a partir de 16 acervos, incluindo três institucionais, três comerciais e 10 privados. As obras estão disponíveis na exposição em sete núcleos temáticos: Ancestralidade indígena e indigenismo, A natureza: entre a pujança e a devastação, A presença da arte popular, Conexão com a religiosidade, A cidade de Cuiabá e a cuiabania, O povo mato-grossense e O grande Mato Grosso.
Homenagens
A exposição ainda presta homenagem a quatro personalidades femininas de grande relevância para a história da arte em Mato Grosso: Aline Figueiredo, Dalva de Barros, Maria Lygia de Borges Garcia e Magna Domingos. Além disso, destaca a obra de Inês Correa da Costa, primeira artista mato-grossense a alcançar projeção nacional.
No total, 31 artistas vivos 19 falecidos terão suas obras exibidas, consolidando a exposição como um tributo à rica produção artística do Estado. Dessa forma, o evento busca fortalecer e dar visibilidade ao trabalho de artistas, estudiosos e incentivadores da arte, reconhecendo a contribuição deles para a cultura mato-grossense e nacional.
Fonte: Assessoria Sebrae-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal