Do Portal Congresso em Foco
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/24, que institui o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo central é fomentar a igualdade de oportunidades e a inclusão social da população negra no Brasil.
De acordo com o texto da PEC, o fundo será gerido por um banco público federal, com natureza privada, e financiará projetos que visem à promoção cultural, social e econômica de brasileiros pretos e pardos. Um conselho consultivo, composto por representantes governamentais e da sociedade civil, administrará o fundo.
As fontes de recursos para o fundo incluirão indenizações de empresas que lucraram com a escravidão no Brasil, doações internacionais, recursos do orçamento federal e outras fontes previstas em lei.
O deputado Damião Feliciano (União-PB), autor da proposta, defende a criação de mecanismos que garantam recursos para o fortalecimento socioeconômico da população negra, permitindo sua "participação do jogo econômico em condições igualitárias".
A PEC estabelece um aporte mínimo de R$ 20 bilhões da União para o fundo, com R$ 1 bilhão anual após a promulgação da emenda. As despesas da União com o fundo não estarão sujeitas a limites orçamentários específicos.
A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, a proposta seguirá para uma comissão especial. A promulgação requer aprovação em dois turnos de votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso