Da Redação
A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SORP), ressalta que "expediu 39 autos de infração entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro de 2025, devido a irregularidades constatadas durante fiscalizações municipais".
A administração pública pontua as ações e alerta sobre os procedimentos, leia-se o pagamento de multas.
Confira:
Os fiscais autuaram por violações relacionadas à poluição sonora, descumprimento de embargo, atividade diversa da permitida pela licença, terreno baldio, criação de animais em zona urbana, ausência de alvarás de obras, licenciamento ambiental, localização e funcionamento, entre outras infrações.
A pessoa física ou jurídica autuada em ação de fiscalização pode acessar o site da Prefeitura de Cuiabá (https://www.cuiaba.mt.gov.br/) e, na aba "Cidadão", clicar no Portal do Contribuinte para emitir a guia de pagamento.
O passo seguinte é clicar em "Emissão de Taxa de Alvará" e, em seguida, selecionar "Fechar o Cadastro Mobiliário - Emissão de Guias". O cidadão terá cinco opções de serviços para emissão de guia: Cadastro Imobiliário, Cadastro Mobiliário, Lançamentos Diversos, Coleta de Lixo e Cemitério.
Ao clicar em "Lançamentos Diversos", o usuário precisa informar o CPF ou CNPJ, preencher os dados, clicar em "Avançar" e, logo em seguida, terá acesso ao auto de infração vinculado ao CPF/CNPJ emitido pela Secretaria de Ordem Pública, disponível tanto para impressão do carnê quanto para extrato de débito.
Os autuados podem gerar código de barras, gerar guia ou pagar via Pix pelo Portal do Contribuinte, no site da Prefeitura, ou solicitar presencialmente na SORP.
As violações vinculadas ao CPF/CNPJ são lançadas pelo Setor de Impugnação, localizado na Avenida Érico Preza, 1101, dentro do Parque Tia Nair, no bairro Jardim Itália, no sistema GAT (Gestão de Administração Tributária – GAT Web).
O processo é julgado em Primeira Instância e, se necessário, em instâncias superiores. O autuado pode ainda apresentar a Defesa Administrativa presencialmente no Protocolo da SORP, sendo garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (65) 3616-9615, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Com Adriana Assunção/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Decreto da prefeitura de Várzea Grande prevê contingenciamento de recursos
Jayme anuncia mais R$ 10,8 mi para Estado investir na melhoria da saúde
Senador e representantes da AL pedem audiência para debater moratória da soja
Cuiabá: fiscalização barra distribuidoras por venda de alimentos vencidos
Operação tapa buraco?
MP: Justiça condena homem a 15 anos por matar amigo
Estudo da FCDL aponta desaceleração econômica no Estado
Da defesa reativa à proativa: O novo cenário da cibersegurança em 2025
Tribunal de Justiça condena prefeitura a adequar prédios públicos
BRT: é hora de finalizar