O combate ao crime organizado, com o fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o diálogo permanente com a sociedade, além de investimentos em modernização tecnológica, qualificação, estruturação e condições de trabalho para procuradores e promotores de Justiça e servidores estão entre os pilares da futura gestão do novo procurador-geral de Justiça.
O promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa será empossado no cargo máximo do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) no dia 7 de fevereiro, sexta-feira, às 10h. A solenidade será realizada na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, com transmissão pelo canal oficial do MPMT no YouTube.
Sua história no Ministério Público de Mato Grosso começou há 20 anos, quando foi aprovado no concurso público e assumiu sua primeira promotoria no município de Juscimeira (a 160 km de Cuiabá). Depois, passou por Rosário Oeste, Pedra Preta, Paranatinga, Sorriso e, por último, Rondonópolis. Aos 45 anos, Rodrigo Fonseca substituirá o procurador-geral Deosdete Cruz Junior, que deixará o comando da instituição após dois anos no cargo.
Rodrigo Fonseca atuará no biênio 2025/2027, após ser nomeado pelo governador Mauro Mendes (União) em dezembro de 2024. Com 207 votos, o promotor de Justiça conquistou o primeiro lugar na lista tríplice votada pelos membros da instituição e encaminhada para escolha do chefe do Poder Executivo.
Além da posse do novo procurador-geral de Justiça, o procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha será reconduzido ao cargo de corregedor-geral. Os membros eleitos para a composição do Conselho Superior do Ministério Público também serão empossados. Compõe o conselho os seguintes procuradores de Justiça: Marcelo Ferra de Carvalho, Paulo Roberto Jorge do Prado, Adriano Augusto Streicher de Souza, Luiz Eduardo Martins Jacob, Rosana Marra, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, Flávio Cezar Fachone, Elisamara Sigles Vodonos Portela e Roberto Aparecido Turin.
Ainda integram a administração superior do Ministério Público para o próximo biênio: o subprocurador-geral de Justiça Jurídico-Institucional, procurador de Justiça - Marcelo Ferra de Carvalho; a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, promotora de Justiça - Januária Dorilêo; a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, promotora de Justiça - Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert; e o secretário-geral do MPMT, procurador de Justiça - Adriano Augusto Streicher de Souza.
Por Izabela Andrade/Comunicação MPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Gaeco deflagra operação na Penitenciária Central de MT contra líderes de facção
Justiça: Locadora de motos é responsável por danos causados em acidente
Operação da PF desmantela esquema de garimpos em Terra Indígena
Oposição ao Governo: Wellington é reeleito líder do bloco Vanguarda
Justiça suspende bloqueio de contas de Cuiabá em estacionamento rotativo
Haddad diz que queda do dólar e safra devem conter preço dos alimentos
Gastança, a praga moderna que atrasa o Brasil
Quem tem medo da IA?
Copom aponta para aumento da Selic em 1 ponto em março
Profissional de TI do futuro irá muito além de IA e códigos