A proximidade com o fim do ano traz obrigações tributárias aos investidores, além de acender um alerta para que fiquem atentos em relação aos impostos e tributos que devem ser pagos não apenas em dezembro, mas, também, em janeiro. Isso porque as festividades de Natal e Ano Novo aliadas às férias que se prolongam em janeiro podem fazer o investidor se esquecer de suas obrigações fiscais. A avaliação é do contador Luis Fernando Cabral, especialista em contabilidade para investimentos, da Contador do Trader.
"O investidor acaba entrando num ritmo de festas de fim de ano e de férias de janeiro e se esquece de que é justamente no primeiro mês do ano que se encerra uma das principais obrigações tributárias do ano, que é o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) de suas apurações", avalia o especialista. De acordo com ele, diversos setores e regimes tributários, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica, devem pagar o DARF e cada qual tem suas regras específicas.
No caso da renda variável, o DARF tem um código específico (6015) e regras próprias de apuração, que deve ser mensal. "O DARF do investidor tem data de validade. E vence sempre até o último dia útil do mês subsequente das suas operações", explica Luis Fernando.
A Receita Federal não considera 31/12 como dia útil, isso significa que o DARF correspondente à apuração mensal de novembro terá vencimento para 30 de dezembro. E que o investidor será obrigado a pagar até o último dia de janeiro o tributo apurado em dezembro.
O contador observa que é aí que reside o risco de o investidor acabar se esquecendo de pagar o imposto. Além disso, Luis Fernando pondera que todos têm diversas outras obrigações financeiras e tributárias normais de início de ano, as quais também devem ser pagas. "Daí a necessidade de uma assessoria contábil especializada que ajude o investidor a estar em dia com suas obrigações", ressalta.
Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal