César Santos
Em 2024, o mercado imobiliário de Mato Grosso viveu um período de significativo aquecimento. Impulsionado por políticas de incentivo e pelo desenvolvimento local, o sonho da casa própria, antes visto como distante para muitas famílias, tornou-se cada vez mais alcançável. Para os investidores, o cenário ofereceu oportunidades, destacando o potencial comercial das regiões em expansão.
Como gestor comercial da MRV em Mato Grosso, acompanhei de perto os avanços no setor habitacional local. Em 2024, lançamos quatro novos empreendimentos, totalizando mais de 1.600 unidades. Ao longo do ano, observamos um crescimento constante nas vendas, com um aumento de 15% no número de unidades comercializadas e 24% em valor de vendas em comparação a 2023.
Grande parte desse crescimento foi impulsionado pela inflação dos preços dos aluguéis. Em um cenário de duas faces: de um lado, famílias em busca de uma alternativa para deixar o aluguel, e, do outro, investidores enxergando a alta dos índices como uma excelente oportunidade de negócio.
Especificamente em Mato Grosso, outro componente estimulou a compra do imóvel. A dobradinha de incentivos dos programas Ser Família Habitação e Minha Casa, Minha Vida trouxe mais facilidade às negociações, encorajando inúmeras famílias. E aqui vai um dado especialmente importante: 85% das unidades vendidas da MRV em 2024 estão enquadradas no programa habitacional do Governo Federal, reafirmando a política pública como determinante à redução do déficit habitacional em Cuiabá, Várzea Grande e outros grandes centros urbanos país afora.
A atratividade e a conexão às novas tendências também foram pontos favoráveis ao exitoso 2024. Diversificamos o portfólio de empreendimentos para atender a diferentes perfis de clientes e lançamos o primeiro condomínio da linha Bio em Mato Grosso, o Chapada Redentori, desenvolvido para oferecer soluções ideais tanto para investidores quanto para famílias em busca de um novo lar, com unidades com suíte e sacada equipada com churrasqueira.
Além disso, trouxemos ao mercado de Cuiabá os condomínios Residencial Horizonte, na região do Centro Político Administrativo, Alameda do Cerrado, no Coxipó, e o Chapada Flamboyant, no valorizado Bela Marina. Esses lançamentos são parte do melhor desempenho comercial da MRV na história da capital mato-grossense. Em agosto de 2024, a construtora atingiu a marca histórica de 280 imóveis vendidos em um único mês.
Claro que, como todo gestor sabe, 2024 também teve seus desafios. A alta nas projeções da inflação e os custos elevados da construção demandaram uma gestão financeira cuidadosa e o trabalho focado em eficiência operacional. Conseguimos manter nossas margens estáveis, o que demonstra nosso trabalho contínuo frente às variáveis do mercado.
Nesta reta final, olhamos para 2025 com otimismo. Nossa previsão para o próximo ano é lançar mais quatro novos empreendimentos, totalizando cerca de 2 mil unidades nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é continuar conectados às necessidades das famílias mato-grossenses, ampliando ainda mais nossa presença na região metropolitana. Afinal, a missão de transformar vidas por meio da casa própria é o que nos move.
*César Santos é gestor comercial da MRV em Mato Grosso.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Um Conto de Natal
Cuiabá confirma funcionamento do Restaurante Popular durante festividades
Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais
Decisão: pai é condenado a 70 anos de prisão por abusar da filha
Ação do MP: Cachoeira do Mercúrio está com água imprópria para banho
Escuta livre de telas e sem pré-julgamentos, clareza e empatia: os desafios (nada novos) da comunicação interpessoal para 2025
A personalização inteligente para atendimento com IA e encapsulamento de dados
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
Aprovado na AL projeto que altera cálculo do ICMS para municípios de MT
Várzea Grande confirma apoio para 3 mil famílias com cestas básicas de Natal