Da Redação
"A Polícia Federal e demais órgãos de fiscalização e segurança pública realizaram operação, ao longo de três dias, com o objetivo de combater crimes ambientais e infrações contra a ordem econômica praticados na região da Terra Indígena Sararé, nas proximidades de Conquista d’Oeste/MT e Pontes e Lacerda/MT", assinala a PF.
Via Comunicação - ressalta:
A ação incluiu o combate à extração ilegal de ouro, desocupação áreas atingidas por garimpeiros e inutilização de instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal. A operação teve a participação da Polícia Rodoviária Federal, Funai, Ibama, Gefron, Bope, Ciopaer e da Força Tática de Mato Grosso.
Durante as ações de repressão à extração ilegal de minério, o Ibama inutilizou 14 escavadeiras hidráulicas, um trator modificado para trafegar na mata fechada, diversos motores estacionários, geradores de energia, dois tratores, dois caminhões e cinco motos.
Caberá à Polícia Federal identificar os proprietários desses maquinários para esclarecer a participação nos crimes reprimidos, a fim de que sejam responsabilizados penal e administrativamente.
Em continuidade aos trabalhos em campo, a PRF realizou 48 horas de bloqueios e fiscalizações em pontos estratégicos, resultando na apreensão de 163 gramas de ouro, três armas de fogo, uma motosserra, um motor estacionário e o cumprimento de um mandado de prisão em aberto. Ao final, sete pessoas foram presas em flagrante.
O trabalho policial deriva de solicitação encaminhada pela Funai, relatando a alarmante situação que se encontra a TI Sararé. Centenas de garimpeiros estariam usurpando matéria-prima da União, por meio da extração ilegal de minério de ouro, sendo identificada ainda a ocorrência de outros crimes.
Após o encerramento das atividades em campo, todos os autuados pelo Ibama serão relacionados na investigação em curso, cujo objetivo é identificar os financiadores das atividades ilegais.
Com Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal