Mais de 40 mil pessoas, entre líderes mundiais, representantes de governos, empresários e ativistas estarão reunidos na Conferência das Partes (COP-29), para debater o futuro do planeta e as alterações climáticas. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, acontece na cidade de Baku, no Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), realiza uma participação conjunta com o Sebrae Nacional, representado pelo diretor Técnico, André Schelini, que acompanha a comitiva do Governo do Estado.
Nesta edição, o Sebrae tem como missão levar o protagonismo dos pequenos negócios como principais atores do desenvolvimento sustentável no Brasil. A instituição tem, como uma das principais missões, contribuir com o setor privado para a redução das emissões dos gases de efeito estufa. A participação na COP-29 é essencial para que sejam apresentadas as estratégias que objetivam apoiar a jornada de descarbonização dos pequenos negócios, além de novas tecnologias sustentáveis por meio da bioeconomia.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae/MT em outubro deste ano, cerca de 36% dos pequenos negócios se preocupam com a preservação ambiental. No entanto, mais de 65% ainda desconhecem os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030, o que se coloca como um desafio.
“Nosso papel, como unidade do Sistema Sebrae, que sedia o Centro Sebrae de Sustentabilidade, é disseminar práticas de gestão alinhadas a economia circular, descarbonização, ESG e a sustentabilidade dos nossos pequenos negócios. Também estaremos conduzindo agendas temáticas que teremos a economia de baixo carbono, conexões corporativas, diagnóstico ESG, engajamento para com os ODS e soluções para a Agenda 2030”, destaca o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
O diretor Técnico também será o responsável por apresentar os trabalhos de educação ambiental e projetos de inovação tecnológica sustentável já realizados pelo Sebrae/MT aos participantes da COP-29, tais como: “Cidades Sustentáveis” e “Inova Biomas”, além do incentivo à pesquisa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.
O Sistema Sebrae está presente na COP-29 no Pavilhão Brasil, em conjunto com o Governo Federal; na Zona Verde, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e atuará com o Consórcio da Amazônia Legal, que receberá a COP-30, em Belém, Pará, no ano de 2025.
Confira a agenda do diretor Técnico André Schelini durante a COP-29:
14 de novembro, às 09h: Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono.
- 15 de novembro, às 11h: Sustentabilidade e tendência ESG na moda que estão moldando o futuro da indústria de vestuário.
- 18 de novembro, horário a definir: Conexões Sustentáveis: Fortalecendo Redes de Cooperação na Amazônia.
- 19 de novembro, às 15h15: Soluções de Engajamento dos Pequenos Negócios para a Agenda 2030.
- 20 de novembro, às 17h30: Rumo à COP 30 e à uma economia de baixo carbono.
Obs.: o Azerbaijão adota o fuso horário GMT +4, que tem como diferença 8 horas a mais em relação ao fuso horário padrão em Cuiabá.
Da Assessoria/Sebrae-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas