Mais de 40 mil pessoas, entre líderes mundiais, representantes de governos, empresários e ativistas estarão reunidos na Conferência das Partes (COP-29), para debater o futuro do planeta e as alterações climáticas. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, acontece na cidade de Baku, no Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), realiza uma participação conjunta com o Sebrae Nacional, representado pelo diretor Técnico, André Schelini, que acompanha a comitiva do Governo do Estado.
Nesta edição, o Sebrae tem como missão levar o protagonismo dos pequenos negócios como principais atores do desenvolvimento sustentável no Brasil. A instituição tem, como uma das principais missões, contribuir com o setor privado para a redução das emissões dos gases de efeito estufa. A participação na COP-29 é essencial para que sejam apresentadas as estratégias que objetivam apoiar a jornada de descarbonização dos pequenos negócios, além de novas tecnologias sustentáveis por meio da bioeconomia.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae/MT em outubro deste ano, cerca de 36% dos pequenos negócios se preocupam com a preservação ambiental. No entanto, mais de 65% ainda desconhecem os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030, o que se coloca como um desafio.
“Nosso papel, como unidade do Sistema Sebrae, que sedia o Centro Sebrae de Sustentabilidade, é disseminar práticas de gestão alinhadas a economia circular, descarbonização, ESG e a sustentabilidade dos nossos pequenos negócios. Também estaremos conduzindo agendas temáticas que teremos a economia de baixo carbono, conexões corporativas, diagnóstico ESG, engajamento para com os ODS e soluções para a Agenda 2030”, destaca o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
O diretor Técnico também será o responsável por apresentar os trabalhos de educação ambiental e projetos de inovação tecnológica sustentável já realizados pelo Sebrae/MT aos participantes da COP-29, tais como: “Cidades Sustentáveis” e “Inova Biomas”, além do incentivo à pesquisa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.
O Sistema Sebrae está presente na COP-29 no Pavilhão Brasil, em conjunto com o Governo Federal; na Zona Verde, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e atuará com o Consórcio da Amazônia Legal, que receberá a COP-30, em Belém, Pará, no ano de 2025.
Confira a agenda do diretor Técnico André Schelini durante a COP-29:
14 de novembro, às 09h: Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono.
- 15 de novembro, às 11h: Sustentabilidade e tendência ESG na moda que estão moldando o futuro da indústria de vestuário.
- 18 de novembro, horário a definir: Conexões Sustentáveis: Fortalecendo Redes de Cooperação na Amazônia.
- 19 de novembro, às 15h15: Soluções de Engajamento dos Pequenos Negócios para a Agenda 2030.
- 20 de novembro, às 17h30: Rumo à COP 30 e à uma economia de baixo carbono.
Obs.: o Azerbaijão adota o fuso horário GMT +4, que tem como diferença 8 horas a mais em relação ao fuso horário padrão em Cuiabá.
Da Assessoria/Sebrae-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senador confirma pesquisa no Pantanal que avaliará medidas contra incêndios
Operação da Polícia Federal apreende dinheiro falso em Mato Grosso
Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura
Sérgio Ricardo: em MT nós temos ilhas de prosperidade e ilhas de miséria
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
MP: réu que matou vítima dentro do Shopping Popular é condenado a 24 anos
A sustentabilidade registrada
Cuidado com a diabetes infantil
Benefícios do uso de RAG em aplicações de IA generativa em processos de negócios
Novembro Azul e os brindes corporativos como incentivo à saúde masculina