O governo de Mato Grosso deve sancionar a lei que institui a "Semana Estadual da Campanha Educa Mineração". O anúncio foi feito pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB), durante a cerimônia de abertura da Expominério 2024, realizada nesta quinta-feira (7).
A proposta, de autoria do deputado estadual Max Russi (PSB), pretende ampliar a conscientização sobre práticas e impactos da mineração no estado dentro das escolas estaduais. “Quero aqui me comprometer, com o deputado Max, na sanção do projeto do deputado, para que a gente possa levar a mensagem correta sobre a mineração aos estudantes das nossas escolas estaduais, para que eles possam já crescer sabendo que esse é um importante setor para o estado de Mato Grosso, mas em especial para o futuro”, discursou.
Na prática, o Projeto de Lei 2315/2023, de Max Russi, busca a expansão do diálogo sobre mineração, por meio de ações educativas para informar a população sobre a atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra e beneficiamento de minérios. Aprovado pela Assembleia Legislativa em segunda votação, tendo tramitado na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, o PL prevê a realização de eventos e palestras nas escolas, além de atividades educacionais, culturais, científicas e de divulgação, tais como seminários, exposições, visitas e workshops entre outras ações, voltadas à sensibilização e participação da comunidade.
“É importante envolver as comunidades, especialistas e o setor produtivo. Transformar a mineração em um tema de discussão mais amplo e consciente, com foco em responsabilidade social e ambiental”, defende o deputado Max Russi.
Expominério
A Expominério, que está em sua segunda edição, teve início no ano passado, com a intenção de mostrar o potencial econômico da mineração, desmistificar percepções negativas e destacar práticas sustentáveis do setor. No âmbito de uma Câmara Setorial Temática destinada ao estudo da mineração, proposta pelo parlamentar em 2023, foram realizadas análises, diversos estudos e discussões.
Atualmente, as conclusões de um Grupo de Trabalho da Mineração da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Max Russi, impulsionam ações voltadas para a erradicação da atividade mineradora ilegal, o fortalecimento do desenvolvimento econômico de Mato Grosso como polo atrativo para investidores, e a implementação de um conjunto inovador de práticas que promovem maior sustentabilidade e segurança no setor.
Fonte: Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas
PM barra adolescente com cestas básicas de facção criminosa
Estado anuncia concurso para Fiscal de Tributos; salário de R$ 33 mil
Governador inaugura Hospital Central do Estado; gestão do Einstein
TJ manda indenizar motorista de app por defeito em veículo
7 anos do caso Mariana Ferrer: audiência viciada X dignidade como regra de decisão
Após apelo de senador, Congresso promulga PEC dos Professores
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026
PC prende acusado de violência contra bisavó de 93 anos
Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro