• Cuiabá, 07 de Dezembro - 00:00:00

Marcas sólidas são construídas de dentro para fora


Priscila Balbino

O endomarketing é a área que se dedica a construir relações sólidas e a engajar os colaboradores de uma empresa. Exerce um papel fundamental na formação da imagem da companhia. Ao cuidar do bem-estar e do desenvolvimento profissional dos seus funcionários, as organizações estão, na verdade, moldando verdadeiros (e sinceros) embaixadores das suas marcas.

A experiência de um profissional dentro da empresa vai muito além das tarefas do dia a dia. Ela engloba a cultura organizacional, os valores, as histórias e o senso de pertencimento que cada indivíduo sente ao fazer parte daquela equipe. Quando este marketing é bem-feito, ele cria um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a dar o seu melhor. Contribui para que os profissionais vivam os valores que definem a alma da empresa. E isso se reflete em produtividade, comprometimento e cria um ciclo positivo que se reflete em como o público enxerga a sua marca.

Como exatamente essa experiência interna se reflete no marketing externo? A resposta é simples: os profissionais se tornam porta-vozes da marca, em muitas vezes, os principais. Ao vivenciarem uma cultura forte e alinhada com os valores da empresa, eles se tornam verdadeiros defensores da marca, compartilhando suas experiências positivas com amigos, familiares e clientes, além de incorporar estes valores em sua vida.

Um exemplo clássico de quando a cultura interna ajuda a mover a imagem da empresa para os demais stakeholders é o Google. A empresa é mundialmente conhecida por sua cultura inovadora, benefícios diferenciados e, especialmente, pelos seus escritórios coloridos e divertidos que aceitam pets. Essa cultura interna é cuidadosamente construída e comunicada aos colaboradores, que se sentem orgulhosos em fazer parte da empresa e a defendem com paixão. Essa imagem positiva se transborda para o mercado externo, contribuindo para a construção da marca Google como uma das mais admiradas do mundo.

Quando o marketing interno reforça a cultura, os valores e as histórias da empresa, ele cria uma narrativa única e memorável. Essa narrativa, por sua vez, se torna um diferencial competitivo no mercado, ajudando a atrair e reter talentos, fortalecer a reputação da marca e aumentar o engajamento dos clientes.

Além disso, o endomarketing pode ser utilizado para comunicar as novidades da empresa, os lançamentos de novos produtos e serviços, e as ações de responsabilidade social. Ao envolver os profissionais neste processo, as empresas garantem que a mensagem seja transmitida de forma mais autêntica e eficaz.

O sucesso dessa estratégia está diretamente ligado à sua harmonia com as outras ações de marketing da empresa. A mensagem precisa ser única e consistente em todos os pontos de contato com o público. É nesse cenário que o Marketing 5.0 se destaca, promovendo a integração entre tecnologia e humanização. Ao aplicar essa nova abordagem no marketing interno, a empresa incentiva uma cultura de inovação e colaboração, impulsionada por ferramentas como a Inteligência Artificial. Como resultado, a equipe se torna mais motivada e produtiva.

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam se diferenciar. E uma das melhores formas de fazer isso é investindo em sua cultura organizacional e no bem-estar dos seus profissionais – que são efetivamente o motor de qualquer empresa. Ao construir uma marca forte por dentro, as empresas garantem que essa força seja projetada para o mundo exterior, gerando resultados positivos para o negócio.

Investir nos colaboradores é investir no maior ativo de uma empresa: a reputação. E essa reputação, construída a partir de dentro tem alicerces sólidos e se torna um poderoso motor de crescimento e sucesso.

 

*Priscila Balbino é head de Marketing e Comunicação da BDO.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: