Recentemente a informação sobre o crescimento no número de contratos de namoro ganhou as redes sociais. As formalizações de diferentes tipos de relacionamento são cada vez mais comuns, e um termo que gera dúvidas é o de "namoro qualificado", além do questionamento sobre as diferenças entre contrato de namoro e união estável.
Segundo o advogado Arthur Strozzi, professor universitário e advogado especialista em direito na família e sucessões, do Strozzi, Daguer e Calixto Advogados, a principal diferença entre as duas modalidades de relacionamento está na intenção de cada uma. "Uma das principais características da união estável é que o casal tem como objetivo constituir família, ao contrário do namoro qualificado, onde não há essa finalidade".
O namoro qualificado possui diversas características similares às de uma união estável, como a convivência na casa do companheiro, longa duração e a publicização do relacionamento. Porém, alguns elementos estabelecem a diferença entre os dois, como a dependência financeira de uma das partes ou a coabitação (moradia na mesma casa), fatores que podem contribuir para a descaracterização do namoro. O especialista explica que a questão central é: há a intenção de constituir uma família no presente ou no futuro? Caso a resposta seja positiva para o último, há uma tendência em considerar a existência de um namoro qualificado, caso contrário, é provável que se configure a união estável.
De acordo com o especialista, a diferenciação é importante devido às implicações patrimoniais e sucessórias que a definição de um relacionamento leva.
"É importante esclarecer que o contrato de namoro, elaborado com o objetivo de afastar as implicações de uma união estável, é considerado nulo e não produz efeitos jurídicos, em caso de existência de uma união estável. Em caso de falecimento, namorados não são considerados herdeiros e, portanto, não têm direito à herança na ausência de testamento. Isso difere das uniões estáveis, nas quais existe o direito sucessório, com possibilidade de concorrência ou recebimento da herança", explicou Strozzi.
Namoro Simples x Namoro Qualificado
"Existem também distinções entre o namoro simples e o namoro qualificado. O primeiro é caracterizado como um relacionamento mais leve e de curta duração, no qual, frequentemente, não há a formalização do vínculo. Já o segundo envolve pessoas com maior maturidade, apresentando uma publicização mais expressiva do relacionamento e, eventualmente, até mesmo a coabitação".
A popularização dos contratos, que levou a um crescimento de 35% no Brasil entre 2022 e 2023, tem como principal objetivo retirar a possibilidade de interpretação de uma união estável em caso de término. Porém, especialistas explicam que o contrato de namoro não garante que a União Estável seja reconhecida pela Justiça, caso os fatores preencham os requisitos.
Fonte: Inove Comunicação

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio