Da Redação
"A cerimônia de sorteio/escolha de seis urnas eletrônicas que serão submetidas ao Teste de Integridade e de três urnas que passarão pelo Teste de Autenticidade, no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrerá no sábado (26.10), às 8h, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT)", ressalta a Justiça Eleitoral.
O TRE-MT - via Comunicação, informa ainda que:
Já o Teste de Integridade será realizado no dia da votação, no domingo (27.10), a partir das 6h, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Todos os atos relativos ao Teste de Integridade são abertos ao público e contam também com a participação de partidos políticos, federações, coligações, e outras entidades fiscalizadoras, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, o Congresso Nacional, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Tribunal de Contas da União, a Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S, entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, credenciadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades credenciadas junto ao TSE. No caso de Mato Grosso, a fiscalização pode ser feita por entidades de âmbito estadual congêneres às citadas.
O Teste de Integridade
No sábado, as urnas definidas/sorteadas para o Teste de Integridade, que já estavam prontas e lacradas, são recolhidas, com acompanhamento de equipes de auditorias da CAVE e externa, e levadas ao local onde ocorrerá o teste. Também na véspera, entidades fiscalizadoras realizam uma votação simulada em papel utilizando a urna de lona. No dia da eleição, em ambiente público auditado, os dados da votação simulada em papel são inseridos nas urnas eletrônicas sorteadas para conferir se a contagem é igual.
O Teste de Integridade ocorrerá nas salas 5, 6 e 7 do 2º andar do setor leste da Arena Pantanal, situada na Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, bairro Verdão, em Cuiabá. Eleitores e eleitoras podem acompanhar o procedimento tranquilamente, assim como as entidades fiscalizadoras.
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do TRE-MT publicou dois editais convocando eleitores e eleitoras que atuarão como auxiliares dos trabalhas de auditoria. A primeira convocação é referente aos trabalhos gerais do Teste de Integridade e a segunda é específica para aqueles e aquelas que irão preencher as cédulas de votação que serão utilizadas no procedimento. As cédulas deverão ser preenchidas durante a cerimônia de escolha das seções eleitorais, que ocorrerá a no dia 26 de outubro, no Plenário do TRE-MT, em Cuiabá.
Teste de Autenticidade
Minutos antes da votação, nas seções eleitorais, autoridades e entidades fiscalizadoras conferem se as urnas selecionadas na véspera possuem os sistemas eleitorais oficiais devidamente instalados.
Com Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic
A pensionista com visão monocular tem direito à isenção do Imposto de Renda?
TJ avisa: será hoje cerimônia de posse de Jones Gattass como desembargador
Os melhores querem estar nas melhores: integridade e ética como ativos estratégicos
A Comercialização de Dados Biométricos da Íris: Implicações no Direito do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados
Como o CEO deve ter o Conselho de Administração como parceiro estratégico na era da IA
Após pedido de vista, STF suspende julgamento de Carla Zambelli
Após nova alta de juros, mercado reduz previsão para o PIB e inflação
MPF pede medidas sobre áreas de preservação permanente ocupadas em MT
É tempo de mais transparência na comunicação com a sociedade