Da Redação
"O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, doou uma área em Cuiabá para a construção da primeira Instituição Pública de Longa Permanência para Idosos de Cuiabá", ressalta o TCE-MT.
O Tribunal lembra que "a doação foi anunciada na última quinta-feira (17), em reunião com o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Orlando Perri, que coordena a implantação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa do estado (Renadi-MT)".
O TCE evidencia:
“Será uma obra importantíssima, porque o Brasil está envelhecendo, Mato Grosso está envelhecendo e nós não temos lares de idosos. O desembargador tem esse projeto há muito tempo e hoje demos o pontapé inicial para a construção de 120 leitos. Eles precisavam de 10 mil m², mas já adiantei que se ele quiser fazer 300 leitos, que se precisar de 20 mil, de 30 mil m², o Tribunal vai doar”, afirmou o presidente.
Na terça-feira (22), o presidente se reunirá com representantes de outras instituições que apoiam o projeto para discutir os próximos passos para a execução da obra. O encontro será na área doada pelo Tribunal, que fica localizada na região do Centro Político Administrativo (CPA), anexa ao Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT (Sinttcontas).
Na ocasião, Orlando Perri destacou a atuação do Tribunal de Contas em defesa dos idosos e agradeceu a Sérgio Ricardo por garantir o espaço para a Instituição Pública de Longa Permanência para Idosos de Cuiabá. “É um presente que o presidente do Tribunal de Contas deu para Cuiabá. Em 2050, teremos 175 idosos para cada 100 jovens. O Brasil já começou a decrescer e isso é um grande problema, por isso precisamos nos preocupar realmente com essa população ", avaliou.
Perri, que já garantiu a destinação de cerca de R$ 50 milhões para a construção de cinco Instituições Públicas de Longa Permanência para Idosos em Mato Grosso, explicou que diante da urgência no atendimento aos idosos, as obras devem ser concluídas ainda em 2025 na Capital. “Os Idosos tem mais passado do que futuro e nós não podemos escolher um modelo de construção que leve muito tempo para ficar pronto”, pontuou.
Os projetos serão desenvolvidos pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e, depois de construídas, as Instituições serão custeadas pelos municípios. “Em Cuiabá, tinha o problema em relação à área. Mas quando foi apresentado esse projeto ao presidente Sérgio Ricardo, ele prontamente se comprometeu em doar a área, então, mais uma vez, o TCE se destaca”, afirmou o presidente da Associação, Leonardo Bortolin.
As Instituições Públicas de Longa Permanência para Idosos são unidades que têm caráter residencial e são destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, garantindo sua liberdade, dignidade e cidadania. Os espaços acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social, com diferentes necessidades e graus de dependência, oferecendo, além de acolhimento integral, a possibilidade de que os idosos sejam atendidos ao longo do dia e retornem à noite para suas famílias.
Com Comunicação TCE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto
Parlamentarismo envergonhado brasileiro: O primeiro-ministro informal da Câmara e o fim da dependência do Executivo
Excelência operacional: como criar uma cultura para gerar bons resultados
Contorno Leste: ministro Gilmar Mendes diz que Emanuel é cuidador da cidade
Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC
Obras: Prefeitura de Cuiabá requalifica pista na entrada da UFMT
Senado aprova PEC do corte de gastos e restrição do PIS/Pasep