• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

SIGA ANTENADO


A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda, já instalou mais de 40 mil equipamentos gratuitamente em Mato Grosso. O agendamento está liberado em todos os 142 municípios do Estado, e a previsão é que pelo menos 33,6 mil famílias ainda possam ser beneficiadas.

Beneficiários de programas sociais do governo federal (CadÚnico), que assistiam à TV usando a antena parabólica antiga, precisam entrar em contato com a Siga Antenado para realizar o agendamento.

A iniciativa é parte do esforço contínuo para apoiar as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as novas parabólicas digitais, processo fundamental para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G.

Substituição da parabólica

A substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde passa o sinal das antenas tradicionais. Dessa forma, à medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV.

Quem já assiste à TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

 

Fonte: VB Comunicação




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: