Alexandro Bervian
A competitividade das empresas públicas é essencial para o bom funcionamento de uma cidade, estado ou país.
Serviços rápidos e eficientes aumentam a satisfação do cidadão, garantem o uso adequado dos recursos públicos e promovem responsabilidade e transparência. Para chegar lá, existe uma aliada fundamental: a tecnologia. A transformação digital moderniza os processos e ajuda a melhorar o atendimento ao cidadão.
Oportunidades de melhoria estão em toda parte. Basta olhar para o lado, aí mesmo onde você mora, ou fazer uma simples pesquisa para visualizar soluções geradas mundo afora. Nas cidades inteligentes, como Barcelona, a tecnologia monitora a qualidade do ar e a gestão dos resíduos, melhorando a saúde pública. Em Singapura, otimiza o tráfego, economizando tempo.
Há exemplos no Brasil, pertinho de nós. Aqui no Rio Grande do Sul, uma solução desenvolvida em parceria pelo governo estadual e pela Paipe agiliza os transplantes de órgãos ao integrar todos os agentes de saúde envolvidos, da doação à captação. É a tecnologia entrando em campo para salvar vidas. Acompanho de perto essa solução e vejo como ela beneficia as pessoas.
A transformação digital das empresas públicas não dispensa o talento e a inteligência do ser humano. Pelo contrário, ao automatizar tarefas burocráticas e reduzir a necessidade de intervenção manual, libera recursos humanos para o atendimento e o relacionamento com a população. Por dar mais atenção às pessoas, humaniza os serviços públicos.
Ferramentas como a inteligência artificial permitem ainda analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e tendências e auxiliar na tomada de decisão. Na Agência Nacional de Saúde, implantamos uma ferramenta de IA que integra as bases de dados e fornece informações críticas sobre os contratos. Com isso, a agência responsável por regular as operadoras de saúde do Brasil acelerou a análise de dados e melhorou a precisão das análises, liberando a equipe para focar em atividades estratégicas e de maior valor.
Além de tornar os processos mais eficientes, a transformação digital oferece oportunidade de desenvolvimento aos servidores. Cursos e treinamentos online criam um ambiente de capacitação contínua, valorizando o trabalho das pessoas e aumentando a motivação e a produtividade.
Investir em tecnologia para melhorar a competitividade do setor público é investir no futuro. É garantir que as empresas públicas possam atender de forma eficiente e inovadora às necessidades da sociedade.
Alexandro Bervian é COO da Paipe Tecnologia e Inovação.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP lembra que Mutirão de Conciliação começa nesta segunda-feira (11)
Polícia Federal integra plano de segurança no 2º dia de provas do ENEM
Trump e os tributos
Cuiabá avisa que vai selecionar propostas de organizações da sociedade civil
A Vitória de Trump e a Integridade das Plataformas Digitais
Consumidores registram menor nível de endividamento e inadimplência, aponta estudo
Plano de realização de ativos e expropriação na falência
COP29: Brasil apresenta nova meta de reduzir emissões em 67% até 2035
Após segundo turno na Capital, Lúdio agradece votos e analisa 2026
35 anos da Constituição de MT: evento na AL com participação de ministros